Quem é quem

Conheça o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e o diretor-geral, César Neves.

 
Secretário de Estado da Saúde

Beto Preto (Carlos Alberto Gebrim Preto)

Beto Preto (Carlos Alberto Gebrim Preto) é médico, formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e perito federal pelo INSS.

Foi eleito deputado federal em 2022 com 206.898, a maior do Brasil pelo Partido Social Democrata (PSD).

Membro titular da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados em 2023 e está licenciado do cargo de parlamentar.

Exerceu o cargo de secretário de Estado da Saúde (2019/2022), reassumindo a função em abril de 2023, novamente a convite do governador Ratinho Junior.

Reassumiu a pasta com a missão de continuar regionalização da saúde, diminuindo distâncias e chegando perto da casa das pessoas.

Intensificou a política de atendimento pelos consórcios intermunicipais de saúde, ampliou a ofertas de serviços e assistências em diversos hospitais pelo Estado, reduzindo assim o deslocamento dos paranaenses.

Fortaleceu a Atenção Primária e Especializada em Saúde, tanto do conceito de atendimento quanto na ampliação estrutural e de recursos humanos, garantindo importantes investimentos e formação continuada para os profissionais.

Também enfrentou a pandemia da Covid-19, viabilizando a abertura de três hospitais públicos, dobrou o número de leitos para o atendimento dos paranaenses com mais de 4 mil leitos de UTI e enfermaria, e uma ampla campanha de vacinação pela vida.

Comandou uma gestão austera na Secretaria de Estado da Saúde, fazendo aquisições de respiradores e outros equipamentos, conforme levantamento da imprensa nacional, com os menores preços do Brasil.

Foi responsável pelo ajuste financeiro e novos investimentos para os municípios, com renovação da frota das Equipes da Saúde da Família, ambulâncias, equipamentos hospitalares, obras de construção, reforma e ampliações de unidades de saúde.

Também instituiu o Programa Opera Paraná, com a previsão de mais de R$ 150 milhões em cirurgias eletivas, um marco histórico e inédito na gestão da saúde; traçou o olhar sensível para a assistência ao idoso, atenção à saúde mental e materno-infantil.

Beto Preto foi ainda prefeito de Apucarana, na região Norte do Paraná, por dois mandatos, de 2013 a 2018, sendo reeleito com cerca de 90% dos votos, o maior resultado proporcionalmente do país.

Teve destaque em obras de infraestrutura viária, pavimentação, desenvolvimento social, com programas de inclusão e assistência, além de investir e valorizar a educação básica, rendendo o primeiro lugar no IDEB ao município, além de uma administração que buscou equilíbrio financeiro e orçamentário, com austeridade nos gastos e ajuste das contas públicas.

Ocupou o cargo de diretor do Ministério da Saúde, Ouvidor Geral, e membro do Conselho Nacional da Saúde.

Foi secretário de Saúde dos municípios de Apucarana e Califórnia, no Paraná.

Médico atuante, atendeu milhares de paranaenses em diversos municípios do Vale do Ivaí, em unidades de saúde ou em empresas como médico do trabalho, sempre como viés humanitário e solidário, imbuído da proposta de prestar assistência de saúde para as pessoas que mais precisam do sistema público.

 

FORMAÇÃO E CARGOS EXERCIDOS

Médico, formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Especialista em Medicina Nuclear pelo Instituto Rio Preto

Pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP)

Pós-graduado em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Santa Casa de São Paulo

Secretário de Estado da Saúde – 2019/2022

Vice-presidente Sul do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)

Prefeito de Apucarana (PR) por dois mandatos - 2013/2018

Secretário Municipal de Saúde em Apucarana (PR) - 1998/2000

Secretário Municipal de Saúde em Califórnia (PR) – 2001/2002

Diretor-geral da Ouvidoria Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ministério da Saúde

Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) – 2000/2002

 

Contato

Endereço: Rua Piquiri, 170 - Rebouças - CEP: 80.230-140, Curitiba - PR
Telefones: (41) 3330-4300 e 3330-4400

www.saude.pr.gov.br

 

Midias Sociais - Pessoal:

Instagram - @betopretoparana

Facebook - @betopretoparana

Youtube - betopretoparana

 

Midias Sociais - SESA:

Instagram - @saudepr

Facebook - @saudepr

Youtube - @saudeparana

Secretário de Estado da Saúde Beto Preto

Contato

Endereço: Rua Piquiri, 170 - Rebouças - CEP: 80.230-140, Curitiba - PR
Telefones: (41) 3330-4300 e 3330-4400

 
Diretor-geral

César Neves (César Augusto Neves Luiz)

Médico, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) em 1991, especialista em cirurgia geral e gastroenterologia pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, além de pós-graduado em Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho e Gestão Pública e Auditoria. Atuou como médico-auditor do município de Curitiba, além de diretor de Gestão Hospitalar do município de Araucária e médico perito do Ministério Público do Paraná.
Exerceu ainda a chefia de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde nos últimos dois anos, e foi coordenador da Assessoria Técnica de Judicialização do Saúde da Sesa, que garantiu mais de R$ 200 milhões em economias para a gestão estadual da Saúde desde 2019. Foi secretário de Estado da Saúde do Paraná entre abril e outubro de 2022 e fevereiro a abril de 2023.

César Neves

Contato

Endereço: Rua Piquiri, 170 - Rebouças - CEP: 80.230-140, Curitiba - PR
Telefones: (41) 3330-4300 e 3330-4420