Vigilância de Doenças Transmitidas por Vetores (DVDTV)

A Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores (DVDTV) pertence à Coordenadoria de Vigilância Ambiental. Contando com um corpo técnico detentor de expertise na área relacionada às doenças que são objeto do seu controle, tem como atribuição essencial conhecer o perfil epidemiológico e ambiental das doenças e agravos de transmissão vetorial.

E, neste espectro de atividades, estuda e analisa fatores como incidência, autoctonia, distribuição dos casos segundo pessoa, lugar e tempo, detecção precoce de surtos e epidemias, situação e áreas de risco, identificação de populações vulneráveis, distribuição de vetores e reservatórios.

Ainda, a DVDTV realiza, dentre outras atribuições, a identificação e investigação dos casos de óbitos de agravos transmitidos por vetores, de novos agravos transmitidos por vetores, analisa banco de dados e elabora relatórios para gestão e planejamento de ações e atividades a serem desenvolvidas; elabora e atualiza protocolos e documentos técnicos; participa da elaboração de planos de contingência; e capacita profissionais de vigilância com base em documentos técnicos e protocolos, assim como os profissionais da saúde com ênfase no diagnóstico e intervenção em tempo oportuno.

Com relação ao trabalho de campo, diversas ações multiformes são postas em prática como o georreferenciamento de casos, elaboração de planos de contingência, controle estatístico de epizootias, busca ativa de animais (mortos ou não), construção de protocolos de ação operativa nas diversas regiões do Estado do Paraná, para isso contando com equipes treinadas e prontas para ação imediata, objetivando o diagnóstico e intervenção em tempo oportuno.

O controle de vetores compreende um conjunto de atividades de intervenção ambiental por parte do poder público e principalmente da população para reduzir ou mesmo eliminar as condições favoráveis ao desenvolvimento de vetores de doenças (insetos, aracnídeos, moluscos, etc), tais como Aedes aegypti, triatomíneos, flebotomíneos, carrapatos, entre outros.

Compõem a DVDTV seis Núcleos de Vigilância Entomológica, situados em Jacarezinho, Londrina, Maringá, Porto Rico, Guaíra e Foz do Iguaçu. Realizam a contínua observação e avaliação de informações originadas nas características biológicas e ecológicas dos vetores, nos níveis das interações com hospedeiros, sob a influência de fatores ambientais que proporcionem o conhecimento para detecção de qualquer mudança no perfil de transmissão das doenças de importância médica.

A Seção de Apoio Logístico e de Insumos – SCALI, situada no Município de Maringá, está estrategicamente localizada para atender a demanda por insumos e equipamentos para as diversas campanhas de controle de endemias.

 


 

Agravos de A-Z 

 

 


 

Contatos

 

 

Dengue, Zika, Chikungunya, Malária

Telefone: (41) 3330-4466

Telefone: (41) 3330-4474

 

Febre Amarela

Telefone: (41) 3330-4481

Telefone: (41) 3330-4476

Telefone: (41) 3330-4567

 

Leishmaniose Visceral e Tegumentar

Telefone: (41) 3330-4481

Telefone: (41) 3330-4476

 

Febre Maculosa

Telefone: (41) 3330-4476

 

Doença de Chagas

Telefone: (41) 3330-4588

 

SISPNCD

Telefone: (41) 3330-4481

Telefone: (41) 3330-4588