Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS), devendo orientar-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade.

 


 

Atenção Primária à Saúde no Paraná

 

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), no seu Mapa Estratégico, define como missão formular e gerir a política estadual de saúde para fortalecer o SUS, em consonância com as realidades regionais, com a participação da sociedade, visando à qualidade da saúde da população, reconhecendo a APS como a principal articuladora e coordenadora da atenção à saúde em todos os municípios do Paraná. Atuando com ações de promoção, prevenção e cuidado, com políticas de atenção integral e suas linhas de cuidado.

Na estrutura hierárquica da SESA/PR, encontra-se a Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde (DAV), na qual está a Coordenadoria de Atenção à Saúde (COAS). Nessa coordenadoria, encontra-se a Gerência de Atenção Primária (GAP) e a Divisão Saúde da Família (DVSAF), que junto com as áreas dessa coordenadoria e com a Seção de Atenção Primária das Regionais de Saúde têm a missão de fortalecer a APS para atender a população do território paranaense.

 


 

Referências

 

 


 

Contato

 

Coordenadoria de Atenção em Saúde (COAS)

 

Gerência de Atenção Primária – GAP

Telefone: (41) 3330-4491

 

Divisão de Saúde da Família – DVSAF

Telefone: (41) 3330-4513