Indicadores da APS

Cobertura da Atenção Básica e Equipes de Saúde da Família

 

Apresenta a cobertura populacional estimada de equipes de saúde da família (eSF) e de equipes de Atenção Básica (eAB) utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Disponível em: https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relHistoricoCoberturaAB.xhtml

 


 

Cobertura de Agentes Comunitários de Saúde

 

Apresenta a cobertura populacional estimada pelos Agentes Comunitários de Saúde na Atenção Básico utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Disponível em: https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relHistoricoCoberturaACS.xhtml

 


 

Cobertura de Equipes de Saúde Bucal

 

Apresenta a cobertura populacional estimada de equipes de Saúde Bucal vinculadas às Equipes de Saúde da Família (ESFSB) e pela Saúde Bucal na Atenção Básica utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Disponível em: https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relHistoricoCoberturaSB.xhtml

 

Capitação ponderada

 

O cadastro do Cidadão na Atenção Primária à Saúde (APS) compõe uma das ações realizadas pelas Equipes de Saúde. Por meio dele pode-se obter o reconhecimento da população adscrita à equipe e Unidade de Atenção Primária.

O relatório de cadastros está disponível no SISAB, sendo este o principal subsídio técnico oficial para os gestores acompanharem os indicadores da APS refere ao componente de capitação ponderada.

As informações detalhadas por município podem ser obtidas no acesso restrito no e-Gestor Estadual para as equipes técnicas das Regionais de Saúde, e as informações com maior nível de granularidade podem ser obtidas no acesso restrito pelo gestor municipal de saúde no perfil " SISAB".

Clique

 

Possível visualizar as informações consolidadas.

Clique

 


 

Indicadores de desempenho

 

Os indicadores de desempenho fazem parte do Programa Previne Brasil. Por meio dos relatórios do SISAB é possível obter o resultado dos indicadores de desempenho de forma qualificada.

As informações detalhadas por município podem ser obtidas no acesso restrito no eGestor Estadual para as equipes técnicas das Regionais de Saúde, e as informações com maior nível de granularidade podem ser obtidas no acesso restrito pelo gestor municipal de saúde no perfila " SISAB".

Clique

 

É possível visualizar as informações consolidadas.

Clique

 


 

Condições Sensíveis à Atenção Básica

 

A Portaria MS/SAS nº 221, de 17 de abril de 2008 publica a Lista Brasileira de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária.

Método de Cálculo: Nº de internações por causas sensíveis selecionadas à Atenção Básica, em determinado local e período X 100 / Total de internações clínicas, em determinado local e período.

Clique