Atenção às Pessoas com Obesidade

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (2019) mostram que o excesso de peso atinge 60,3% da população brasileira, o que representa cerca de 96 milhões de pessoas. Destes, 21,8% dos homens e 29,5% das mulheres apresentam obesidade.

No Estado do Paraná, segundo registros do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), 34,9% das pessoas adultas que tiveram seu peso e altura aferidos nas Unidades de Saúde (2022) estavam com obesidade.

A obesidade é uma doença crônica, além de ser um dos principais fatores de risco para diabetes tipo 2, doenças do aparelho circulatório e diversos tipos de câncer. Ainda, é um importante fator de risco para maior agravamento da COVID-19, maior prevalência de internações e maior chance de piores desfechos e letalidade.

A obesidade é um problema de saúde pública extremamente relevante e que ainda não é amplamente reconhecida como uma doença que necessita de diagnóstico e tratamento de forma oportuna, assim como outras doenças crônicas não transmissíveis, e que impacta na redução da qualidade de vida e aumento da mortalidade.

As causas dessa doença são multifatoriais, envolvendo fatores genéticos, comportamentais, sociais e ambientais, que extrapolam o nível individual, e exigem medidas complexas entre vários setores da sociedade que contribuam com a adoção de modos de vida saudáveis. É fundamental compreender todos os determinantes da obesidade, evitando a culpabilização e a discriminação das pessoas.

No âmbito da saúde, reforça-se a importância da vigilância alimentar e nutricional, da realização de ações de promoção da saúde, em especial de promoção da alimentação adequada e saudável e de práticas corporais e atividade física, bem como de atendimento integral aos indivíduos com obesidade.

 


 

Publicações