Rede Estadual de Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar - VEH - PR

Rede Estadual de Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar - VEH - PR

Apresentação

O Ministério da Saúde (MS) por meio da portaria n° 2.529 de 23 de novembro de 2004 o subsistema de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar da Secretaria de Vigilância com a criação de 190 Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE).

A Portaria GM/MS nº 1693 de 23 de julho de 2021 institui no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH).

A Portaria GM/MS nº 1.694, de 23 de julho de 2021 instituiu a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH).

A VEH busca o aperfeiçoamento da vigilância epidemiológica hospitalar, detectando mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, notificando e investigando a ocorrência das doenças de notificação compulsória (DNC) e de outros agravos emergentes e reemergentes, na forma de casos ou surtos, no âmbito hospitalar, visando subsidiar informações para o planejamento, avaliação e medidas de controle. 

Dessa forma, os núcleos assumem um papel importante no hospital, pois contribuem para o aumento da sensibilidade do sistema de vigilância epidemiológica e tem por objetivo oferecer informações estratégicas para a organização, preparação e resposta do serviço hospitalar no manejo de eventos de interesse à saúde, bem como subsidiar o planejamento e fortalecimento da vigilância em saúde local.

 

Núcleos de Vigilância Hospitalar do Paraná

A Rede Estadual de Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) do Paraná esta inserida na Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) do Ministério da Saúde.

Atualmente a rede de Vigilância Epidemiológica no Estado é composta por 32 núcleos.


 


 

Equipe Técnica RENAVEH – PR

Fernanda de Oliveira Biaggio Correa

Laurina Setsuko Tanabe

Contato: 

E-mail: veh@sesa.pr.gov.br

Telefone: 41-3330-4300

Ramais: 4492/4756

 
MATERIAIS DE APOIO
LISTA DOS NÚCLEOS DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR