Promoção da Cultura de Paz e Ações Intersetoriais

As violências e os acidentes são um problema social complexo de grandes dimensões, atingem e afetam todas as pessoas, sociedade e culturas. Causa adoecimento, perdas e mortes, e manifesta-se através de ações praticadas por indivíduos, grupos, classes e nações, provocando danos físicos, emocionais, a si próprio ou a outros. Apresenta-se como transversal a todos os níveis de atenção à saúde e está presente em todas as fases do ciclo de vida, exige um trabalho intersetorial e articulado entre as diversas políticas públicas e a sociedade para seu enfrentamento.

A partir de um olhar integral e amplo, que considera o indivíduo, a coletividade, a sociedade e o planeta em sua totalidade, a saúde pode ser compreendida como uma manifestação da cultura de paz. E a prevenção de violências e acidentes apresenta-se como uma das estratégias de promoção da saúde, que busca atuar sobre os fatores de risco e de proteção, promovendo ambientes e entornos seguros e saudáveis, bem como comportamentos e hábitos saudáveis por parte da população.

Nesse contexto, a Divisão de Promoção da Cultura de Paz e Ações Intersetoriais é responsável, em âmbito estadual, pelo planejamento, coordenação, implantação e implementação de políticas públicas de saúde para a redução da morbimortalidade por violências e acidentes, através da descentralização das ações, por meio das 22 Regionais de Saúde e seus municípios de abrangência. Tendo como uma das principais estratégias a articulação intra e intersetorial e a participação em espaços colegiados de discussão técnica para a promoção da cultura de paz, prevenção de violências e acidentes e atenção às pessoas em situação de violência.
 


 

Apresentações

 

 


 

Publicações

 

 


 

Dados Epidemiológicos

 

Notificações de Violência Interpessoal e Autoprovocada - 2020

 

Notificações de Violência Interpessoal e Autoprovocada  - 2015 a 2019

 


 

Contatos

 

Promoção da Cultura de Paz e Ações Intersetoriais

Adriana Gomes Pinto

Carla Konieczniak Aguiar

Merari Gomes de Souza

Tatiana Gomara Neves

Telefones: (41) 3330-4298
Telefones: (41) 3330-4546
Telefones: (41) 3330-4566

E-mail: promocaodapaz@sesa.pr.gov.br

 

Programa Vida no Trânsito

E-mail: vidanotransitoparana@sesa.pr.gov.br

 

Núcleo da Paz

E-mail: nucleodapaz@sesa.pr.gov.br