Ouvidoria

 

Logo Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral de Saúde atua como instrumento de gestão e cidadania para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo Sistema único de Saúde-SUS. É um mecanismo institucional onde o usuário do SUS participa da gestão, por meio de registro de denúncia, sugestão, informação, reclamação, solicitação e/ou elogio. Assim, fortalece a participação social, a transparência e a defesa dos direitos à saúde.

 


 

Como registrar sua manifestação

 

Antes de registrar uma manifestação na Ouvidoria de Saúde do SUS - SESA, procure o órgão e/ou instituição envolvida com a resolução de seu problema ou questionamento, podendo ser a Unidade Básica de Saúde, Laboratório ou Clínica, Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde. Desta forma, você terá mais agilidade na solução do seu problema.

Entretanto, se você tentou e não obteve sucesso, primeiramente entre em contato com a Ouvidoria de Saúde do seu município de residência, ligue para 0800 644 44 14. Este número de telefone identificará o município de origem de sua ligação e direcionará para a Ouvidoria Regional de Saúde a que o município pertence.

O número (41) 3330-4414 está disponível para atendimento exclusivo via Whatsapp.

Antes de registrar sua demanda, confira as perguntas mais frequentes recebidas pela Ouvidoria e suas respectivas respostas.

Na Ouvidoria do Estado do Paraná, você cadastra sua solicitação através do Sistema Integrado para Gestão da Ouvidoria Geral do Estado- SIGO. Após o registro, será enviada por e-mail uma confirmação do recebimento da manifestação, juntamente com uma senha e login para acompanhar o andamento do seu processo.
Caso a confirmação não chegue no seu e-mail, solicitamos que verifique a lixeira eletrônica (spam).

 


 

Participe da gestão apontando as dificuldades encontradas, sugerindo melhorias e sinalizando os bons serviços!

 

 

 


 

Atendimento presencial

 

Para atendimento presencial, o horário de funcionamento da Ouvidoria Estadual do SUS é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Endereço: Rua Piquiri, 170 - Rebouças, Curitiba - PR, 80230-140.