Ações do Agosto Dourado seguem em todas as regiões do Paraná 19/08/2019 - 17:00

Agosto Dourado
A Secretaria Estadual da Saúde reforça a orientação e a divulgação sobre a importância do aleitamento materno durante todo o mês. As ações do Agosto Dourado acontecem nas 22 Regionais de Saúde do Paraná e a principal recomendação é para que as mães ofertem o leite materno ao recém-nascido já nas primeiras horas de vida.

“O leite materno deve ser o alimento exclusivo dos bebês até o 6º mês. Quando recebem o leite materno nesta fase eles não precisam de chás, sucos e outros tipos de leites”, afirma a coordenadora da Divisão da Criança e do Adolescente da Sesa, Jéssica Dinardi. “Se possível, deve ser estendida até os dois anos da criança. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida”, complementa.

A amamentação pode prevenir que a criança tenha diarreia e pneumonia, duas grandes causas de morte infantil; irá refletir na melhoria das condições de saúde física e mental da criança, prolongando este benefício até a idade adulta.

Agosto Dourado – A programação teve início no começo do mês e várias atividades estão em andamento em todas as regiões do estado, como seminários e palestras sobre amamentação.

Nos dias 20 e 21, em Laranjeiras do Sul, acontecem novas etapas do Encontro Permanente com Agentes Comunitários de Saúde sobre Aleitamento Materno e do Curso de Educação Permanente em Aconselhamento e Manejo do Aleitamento Materno.

No dia 21, em Ângulo e em Iguaraçu, na região de Maringá, estão previstas palestras e distribuição de material informativo.

No dia 22, Em Bom Sucesso do Sul, acontece o dia “D” sobre amamentação, com atividades de orientação para gestantes e mães e, o município de Pérola D`Oeste promoverá o Mamaço, unindo as mães da cidade para roda de conversa e esclarecimentos de dúvidas sobre amamentação.

A última semana do mês também concentrará várias atividades: o Banco de Leite Humano de São José dos Pinhais realiza palestras em todos os setores da maternidade da cidade, com depoimentos de mães doadoras para incentivo à amamentação; o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, de Ponta Grossa, lança a Comissão de Aleitamento Materno e promove o Encontro Regional de Aleitamento Materno e Mesa Redonda sobre Saúde Bucal Materno-Infantil; já a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava fará abordagem aos agentes comunitários sobre processo de lactação.

Ainda na última semana, no município de Bom Jesus do Sul, haverá encontro com as mães que tiveram bebê neste ano; em Bela Vista da Caroba, na região de Francisco Beltrão, haverá palestra para gestantes, parceiros e puérperas sobre a importância do aleitamento materno e, o Banco de Leite Humano de Londrina, realizará curso sobre Manejo em Aleitamento nas situações de internamento, para profissionais e enfermeiros do Hospital Universitário de Londrina. O objetivo é capacitar a equipe para a assistência e orientações às mães.

No dia 31 de agosto, o município de Flor da Serra do Sul, no Lago Municipal estão programadas várias atividades e dinâmicas para as mães que estão amamentando.

A Secretaria da Saúde do Paraná participa como apoiadora das ações do Agosto Dourado em todo o Estado.