Audiência Pública reforça ações de combate à dengue em Santa Isabel do Ivaí 24/01/2020 - 14:10

Audiência Pública
Com a participação do Ministério Público, Poder Judiciário, Governo Estadual , Prefeitura Municipal e representantes da sociedade civil organizada, foi realizada nesta semana Audiência Pública em Santa Isabel do Ivaí para intensificar as ações e estratégias de combate à dengue.

O encontro aconteceu a partir de uma solicitação da Promotoria Pública da Comarca do município e aconteceu no Centro Cultural da cidade.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual da Saúde, no dia 21 de janeiro, Santa Isabel do Ivaí, que fica na região Noroeste, está em epidemia de dengue, com 1.020 casos confirmados. A cidade tem cerca de 8.7 mil moradores e apresenta índice proporcional de infestação de 7.555,50% pro 100 mil habitantes.

“Este encontro fez parte da força-tarefa que busca envolver a comunidade no combate ao mosquito transmissor da dengue; estamos unidos nesta luta com ações de mobilização acontecendo em todo o estado e por meio do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, instituído pelo Governo do Estado, unindo a sociedade civil e os poderes instituídos nesta luta”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“A Audiência Pública teve o objetivo de deixar a população ciente da situação da dengue no município e de chamar a atenção para que cada cidadão tome os devidos cuidados de prevenção para a eliminação dos criadouros”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Clayton de Paula Moro.

Segundo o secretário municipal, foi anunciada nesta reunião, a assinatura de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, entre o Ministério Público e Prefeitura Municipal , que implanta ações a fim de ampliar o combate ao vetor do vírus da dengue. “ O município já notifica e orienta os moradores quando encontra criadouros nos domicílios e, a partir de agora, passará a emitir multas nos casos reincidentes”, disse.

Em contrapartida, a gestão municipal, deve manter o monitoramento da situação e intensificar as ações de controle buscando atingir 100% dos imóveis nestas visitas de fiscalização da Vigilância.

A 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, que abrange o município de Santa Isabel do Ivaí, além de outros 27 municípios , vem promovendo atividades de combate ao mosquito da dengue em toda a região, principalmente, orientando em relação à remoção técnica dos criadouros em todos os municípios.

A região apresenta 5.763 notificações e 2.711 casos confirmados de dengue.