Beto Preto realiza videoconferência com prefeitos da Região Oeste 23/06/2020 - 13:28

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, realizou uma videoconferência com prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do oeste do Paraná (AMOP) na manhã desta terça-feira (23) para discutir sobre a situação da pandemia na região.

Entre os assuntos abordados, as autoridades falaram sobre o aumento constante da ocupação de leitos e número de casos, bem como a possibilidade de ampliação de novos leitos para atendimento exclusivo na macrorregião.

“Temos trabalhado desde o início com muito diálogo entre os municípios e Estado, seguindo as orientações do governador Ratinho Junior em avaliar de perto a realidade de cada região. Nos próximos dias devemos ativar pelo menos 10 leitos de UTI exclusivos no Hospital Universitário de Cascavel, a fim de aumentar a capacidade de atendimento na Macro Oeste”, disse Beto Preto.

Segundo o secretário, é importante que as medidas já adotadas continuem sendo reforçadas. “A atual situação na região é preocupante, por isso aumentamos o número de testes, além da ampliação constante de leitos ofertados, mas nada disso adiantará se a população não se conscientizar da importância de manter o isolamento domiciliar e o distanciamento social”.

DADOS – De acordo com o boletim divulgado pela Sesa nesta segunda-feira (22), a Macrorregião oeste teve um aumento de 112% no número de casos comparando os períodos epidemiológicos de 07/06 a 13/06 e 14/06 a 20/06.

A ocupação de leitos de UTI adulto exclusivos na região chegou a 81% na data de hoje. Somente em Cascavel, 98% estão ocupados.

PARTICIPAÇÕES – Ao todo 41 prefeitos participaram da reunião, representando a 9ª, 10ª e 20ª Regional de Saúde, além do deputado estadual Marcel Micheletto, o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Júnior e o diretor de Gestão em Saúde, Vinícius Filipak.