Caminhoneiros recebem vacina da gripe no pólo distribuição de combustível 04/05/2020 - 12:00

A Secretaria de Estado da Saúde realizou uma ação para vacinar caminhoneiros contra a gripe, no pólo de embarque de combustível da Refinaria de Araucária na última semana.

A ação realizada em tres dias foi executada em parceria com a Secretaria de Saúde de Araucária e a empresa Raízen/Shell. “A ação na cidade de Araucária é um exemplo de ir a locais onde há grande concentração de motoristas profissionais, em função do pólo de combustível na REPAR. Estendemos para outros municípios como Paranaguá e Londrina, visando o maior número de atendimentos a caminhoneiros”, afirmou o Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

A ação nesta semana irá aos municípios de Campo Largo e São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital.

“Nós estamos sempre na estrada e não conseguimos ir até um posto para se vacinar. Para nós é muito importante esse apoio e benefício do governo”, disse o caminhoneiro João Maciel, de Campina Grande do Sul, após ser imunizado.

“A vacina é a forma mais efetiva de combater a doença, portanto essa parceria entre os gestores de Saúde e as empresas, contando com a adesão dos profissionais é muito importante”, disse o secretário municipal de saúde de Araucária e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Carlos Alberto de Andrade.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO – A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 23 de março em todo o Paraná. Na primeira fase a vacina foi dirigida aos idosos, a partir de 60 anos e aos profissionais de saúde.

Já na segunda fase, iniciada em 16 de abril, a imunização teve como público prioritário, além dos portuários, os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medida socioeducativas, população privada de liberdade, povos indígenas e caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo.

Na próxima segunda-feira (11) está previsto o início da terceira e última etapa da campanha no Paraná, que irá contemplar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, professores e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A campanha seguirá até o dia 22 de maio.