Conselho curador aprova prorrogação de contrato de gestão da Funeas
05/02/2019 - 19:10

Reunião FUNEAS
A nova direção da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) apresentou na manhã desta terça-feira (5), ao conselho curador da entidade, a necessidade de prorrogação do Contrato de Gestão entre a SESA e a FUNEAS por seis meses para que seja concluído o diagnóstico e o custo efetivo da instituição e não seja interrompido o atendimento à população.

A proposta avalizada pelo conselho também prorroga, pelo mesmo prazo, a contratação de funcionários pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), cujos contratos vencem no dia 4 de março. Esses profissionais somam cerca de 90% dos 500 funcionários da Funeas.

O diretor geral da Secretaria da Saúde do Paraná (SESA), Nestor Werner Junior, pediu total transparência à direção, que assumiu em 2 de janeiro. “Precisamos corrigir os rumos”, afirmou, “e buscar soluções factíveis, de acordo com as definições feitas pelo governador Ratinho Júnior”. A Funeas é vinculada à SESA.

De acordo com o presidente da Funeas, Marcello Machado, o Contrato de Gestão vence no próximo dia 23, e ainda não foi possível ter uma visão ampla da situação porque a entidade não dispõe de um sistema informatizado com o registro, gerenciamento, controle e emissão de relatórios sobre todas as áreas, como situação financeira, compras e licitações, entre outras.

Segundo ele, “todos os setores fazem registros e controles em documentos editados em Word e Excel”, o que pode conter erros de digitação entre outros problemas, além de demandar trabalho manual na avaliação dos dados.

A nova direção da Funeas ainda não sabe o montante das dívidas da entidade. O saldo em caixa na transição de governo era de R$ 30,8 milhões. Até o momento foram feitos pagamentos que somam R$ 4,3 milhões. Os pagamentos estavam atrasados desde outubro, e vários fornecedores e prestadores de serviços – incluindo médicos – já ameaçam parar as atividades.

A Funeas foi criada em 2016 como fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos, para administrar as unidades próprias da Secretaria da Saúde.

GALERIA DE IMAGENS