Educação permanente em salas de vacinas 07/11/2019 - 17:04

vacina
A Secretaria da Saúde do Paraná promove até amanhã, dia 8, na 1ª Regional de Paranaguá, capacitação para profissionais que atuam em sala de vacinas e em serviços da área da Vigilância em Saúde.

O treinamento  teve início no dia 04, última segunda-feira, e segue até amanhã, 08 de novembro.

Ao longo desta semana estão em capacitação 50 profissionais de saúde; enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que recebem atualização sobre tema como; técnicas atualizadas de vacinação, indicação de vacinas, sistemas de informação e rede de frio utilizada para armazenagem das doses.

Segundo a chefe do programa de Imunização da SESA, Vera Rita da Maia, o curso fará parte da Educação Permanente  da secretaria de estado. “O objetivo é preparar os profissionais para desenvolverem ações do Programa Nacional de Imunizações  com qualidade e segurança e fará parte da educação permanente assim, atingirmos as metas das coberturas vacinais em todos os municípios do Estado”, afirmou.

Calendário – A atualização dos profissionais em relação ao Calendário Nacional de Vacinação é outro objetivo do curso. “ A orientação e informação corretas para a população sobre a importância de manter atualizado o cartão de vacinação  é fundamental”, complementa Vera Maia. “A vacina deve estar presente em todas as fases da vida a fim de eliminar ou controlar as doenças imunopreveníveis”, disse.

Ainda na segunda quinzena do mês de novembro a o curso de atualização em sala de vacinas acontecerá na 2ª RS da Região Metropolitana, em Curitiba.