Governo do Estado repassa R$ 13,4 milhões para municípios durante evento em Cascavel 23/05/2019 - 22:00

CASCAVEL

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, assina hoje e amanhã (23 e 24), em Cascavel, convênios e repasses para o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde liberando cerca de R$ 13,4 milhões para cuidados de saúde em vários municípios de todas as regiões do Paraná.

O objetivo, de acordo com o secretário Beto Preto, é a aplicação dos recursos na ponta, ou seja, nos municípios, para fortalecer os serviços locais. “Estamos empenhados em diminuir as distâncias, ou seja, diminuir as viagens que o cidadão precisa fazer em busca de atendimento”, afirma.
Segundo ele, a regionalização é um dos principais pilares do Governo Ratinho Junior e, um dos caminhos para conseguir isso, é fortalecendo os consórcios intermunicipais de saúde.  “Vamos aumentar a oferta de serviços especializados em todo Estado com mais igualdade no atendimento do cidadão”, complementou o secretário.

CONGRESSO
  - O secretário Beto Preto e equipe de diretores e técnicos da SESA participam do 35º Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, que acontece em Cascavel, no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

O evento, realizado pelo Cosems-PR, Conselho de Secretários Municipais de Saúde, é um dos mais importantes encontros sobre Saúde Pública do Estado. Este ano o congresso discute o tema “Desafios Contemporâneos da Gestão do SUS”. “E, um dos maiores desafios para a gestão do SUS é a reorganização do processo de trabalho na saúde, que só pode ser enfrentado com ações integradas entre administrações estadual e municipais. Por isso a importância deste evento e do contato permanente os gestores”, explica a superintendente de Atenção á Saúde da SESA, Maria Goretti David Lopes.

“O objetivo do Congresso é propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, estimular e fortalecer as ações municipais que visam a garantia do direito à Saúde”, afirmou a presidente do Consems- PR,  Cristiane Pantaleão,  que é secretária municipal de Ubiratã.

RECURSOS - Até amanhã, o secretário Beto Preto  participará de reuniões com prefeitos e secretários, como parte do esforço de interiorização do Governo, para discutir a realidade da região e para a assinatura das autorizações de repasses.

Os repasses que somam R$ 13,429 milhões, serão autorizados na modalidade Fundo Estadual  para Fundos Municipais e beneficiarão 26 cidades