Hospital do Trabalhador lança livro sobre trauma 12/02/2020 - 16:40

Referência no atendimento de traumas no Paraná, o Hospital do Trabalhador (HT), que faz parte das unidades próprias do Governo do Estado, lançou nesta quarta-feira (12) um livro sobre protocolos de atendimentos em trauma hospitalar.

O “The Trauma Golden Hour” – “A Hora de Ouro do Trauma” foi elaborado pelo HT, em parceria com o Miami Trauma Rider Center, que é o maior centro de trauma dos Estados Unidos e responsável pelo treinamento do Exército americano e de médicos da Casa Branca, e produzido pela editora Springer, referência mundial em publicações médicas.

“Os resultados em atendimento de trauma levaram o Hospital do Trabalhador a ser reconhecido mundialmente como referência no assunto. Este livro contém experiências de profissionais do trauma do hospital junto com os americanos e irá servir de modelo para a formação de futuros especialistas desta área por todo o mundo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

ELABORAÇÃO - Durante três anos os, os médicos Iwan Collaço, Adonis Nasr, Flavio Tomasich e Phillipe Abreu começaram a organizar as informações para o livro, escrito em forma de fluxogramas que ajudará os profissionais que atuam no atendimento de pacientes graves politraumatizados.

O conteúdo é apresentado de maneira didática e adequada para um público amplo, desde estudantes de Medicina que desejam aprender os conceitos básicos de atendimento de traumas, até cirurgiões experientes que buscam um guia abrangente para intervenções relacionadas ao assunto.

Segundo o diretor do HT, Geci Labres de Souza Júnior, a criação de rotinas e protocolos são essenciais para o atendimento da primeira hora do trauma, que é considerada primordial para redução da taxa de mortalidade. “Uma conduta bem orientada dentro de protocolos estabelecidos salva vidas e reduz sequelas”.

“Esta obra somente foi possível pelo apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e à equipe americana”, completou.

O médico de trauma e cirurgião assistente do HT e professor de cirurgia da UFPR, Adonis Nasr, que é um dos autores do livro, comenta que a publicação foi elaborada como um manual prático de cuidados com o trauma no contexto da hora de ouro, abordando todos os tipos de procedimentos. “O fluxograma que o livro apresenta visa atender pacientes que sejam vítimas de trauma e atendidos em hospitais com a melhor estrutura do mundo e até hospitais com deficiências estruturais, dando alternativas de atendimento para todos os médicos”.

“Este livro é importante porque mostra o reconhecimento do trabalho do HT, visto no mundo inteiro, mostrando a importância e o reconhecimento do trabalho realizado no hospital”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS