Instituições da região Noroeste criam Laboratório de Inovação e Pesquisa 22/07/2019 - 16:30

lab
O Laboratório de Inovação e Pesquisa para a Saúde  reúne representantes da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems),  Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep) e Associação de Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep e ProAmusep).

O objetivo da entidade, criada no mês de maio, é adotar e ampliar boas práticas no sistema de saúde pública da região Noroeste, construção coletiva de saberes e práticas ancorada na vivência e realidade do trabalho em saúde.  A iniciativa partiu da 15ª Regional de Saúde de Maringá e Universidade Estadual de Maringá, com a criação de um projeto de extensão para os alunos do 5º ano de Medicina, a partir do mês de junho . “Este grupo surgiu da necessidade de termos um olhar para a valorização da regional de saúde. Iremos enxergar nossos problemas e nossos vazios de assistência. Já estamos recebendo estudantes que acompanham o trabalho na área da Epidemiologia com resultados  positivos e que poderão ser ampliados para outros setores e para os municípios da região”, explicou o diretor da Regional,  Ederlei Alkamin.

Segundo o diretor, a proposta do Laboratório de Inovação é articular e implantar ações em prol da saúde, “consolidando e replicando experiências exitosas nos 30 municípios que integram a região”.

A próxima ação do Laboratório será na primeira quinzena de agosto com o lançamento de um programa de educação permanente para profissionais da área. Inicialmente o curso será promovido para servidores da Regional de Saúde de Maringá, e a intenção é posteriormente abranger mais profissionais da região. “É uma forma de valorizarmos os profissionais da área produzindo ações qualificadas de caráter interprofissional, por meio da gestão participativa e com metodologia ativa de ensino aprendizagem, que irão resultar em melhoria do atendimento ao usuário da saúde”, informa a enfermeira Greicy Cezar do Amaral, da Regional de Saúde de Maringá.

Inovação -  O Laboratório de Inovação e Pesquisa também promoverá, no segundo semestre, um evento para a apresentação de experiências inovadoras em saúde que estejam sendo aplicadas nos municípios da 15ª Regional de Saúde. “A ideia é colocar na vitrine as ilhas de excelência das atividades exercidas na região”, disse Greicy Amaral.
O reitor da UEM, Júlio César Damasceno, avalia que o Laboratório de Inovação segue a tendência de aproximar as instituições estaduais, gestores municipais e a comunidade. “Com recursos escassos e finitos, temos que buscar caminhos para fazer mais com menos. Para a Universidade, é oportunidade de demonstrar que o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão contribui diretamente para benefícios dos usuários e profissionais da rede pública de saúde”.

O presidente do Cisamusep, Consórcio Intermunicipal de Saúde , prefeito de Ivatuba, Róbson Ramos, avalia que “ a iniciativa trará benefícios para a população da região noroeste”.