Mais de 5 mil imóveis vistoriados no Mutirão da dengue 22/03/2020 - 11:50

Dengue
24 municípios receberam foram vistoriados no mutirão da dengue realizado neste sábado, 21, com apoio de soldados do Exército Brasileiro, militares estaduais,  radioamadores voluntários, e agentes estaduais e municipais de endemias.

O trabalho em campo, começou logo cedo, com visita  nos bairros que apresentavam maiores índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue.

“Foi mais uma ação do Comitê Intersetorial de Controle  à Dengue no Paraná, com a participação das Secretarias da Saúde e da Segurança Pública, da Defesa Civil do Paraná , com o apoio dos municípios e, principalmente, com a presença de mais de 280 soldados do Exército”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto.

“Tivemos um dia de luta contra a dengue e nosso objetivo, chegando mais perto da casa do paranaense, é sensibilizá-lo para a importância deste trabalho de verificação de possíveis criadouros nos domicílios; 90% destes focos encontram-se nas residências , precisamos eliminá-los para reduzir a proliferação do mosquito e , assim, reduzirmos também os casos de dengue que passam de 65 mil casos confirmados e 49 óbitos no estado, segundo o ultimo boletim da dengue
divulgado pela Sesa”, afirmou Beto Preto.

Ação - A mutirão nas 24 cidades foi coordenada no Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual, em Curitiba, com representantes das instituições envolvidas na ação, que acompanharam o status da operação em campo, direcionando demandas e dúvidas que surgiram .

O mutirão se estendeu durante todo o dia e a principal atividade foi a remoção mecânica dos criadouros.

“Destacamos o trabalho de todos, incluindo os radioamadores voluntários que permitiram o contato direto com o pessoal nas cidades e acompanhamento de toda movimentação das equipes”, disse o coordenador da Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Fernando Raimundo Schünig.

Resultados– 528 pessoas participaram da mobilização, que contou com  agentes municipais , representantes dos municípios e das Regionais de Saúde, bombeiros militares , militares do Exército Brasileiros e radioamadores voluntários.
Ao todo, foram 5707 imóveis vistoriados com a retirada de 13 caminhões repletos de entulhos.
“Além da retirada de todo este lixo, o que mais importa, é que eliminamos tecnicamente  centenas de criadouros da dengue e, desta forma tentamos reduzir a proliferação do mosquito que transmite a doença, pois a dengue é grave e mata”, ressalta Beto Preto.

Cidades participantes – Altônia, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Colorado, Douradina, Floraí, Guaíra, Icaraíma, Itaguajé, Iretama, Ivaté, Jacarezinho, Lupionópolis, Marechal Cândido Rondon, Munhoz de Mello, Nova Olímpia, Ourizona, Ouro Verde do Oeste, Santa Fé, Tupãssi e Xambrê.