Ministério da Saúde realiza curso de atualização de coleta de dados 24/06/2019 - 13:30

IMAGEM
Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde Paraná, que atuam em várias áreas da Vigilância e Atenção em Saúde, participam nesta semana de curso de atualização para o uso de ferramenta de coleta, gerenciamento e monitoramento de dados de Influenza, dengue e febre amarela.

O curso, que acontece na Escola de Saúde Pública do Paraná, é realizado por meio do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis. “A ferramenta utilizada pelo MS (Epi lnfo7) é disponibilizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), de Atlanta, nos Estados Unidos e tem reconhecimento internacional para análise de informações de várias doenças. Este curso tem o objetivo de atualizar a aplicação dos módulos ofertados”, explica o especialista e instrutor do Ministério da Saúde, Francisco José de Paula Junior.

“São os dados oficiais destes monitoramentos que direcionam as ações prioritárias de controle e prevenção que devem ser adotadas pelo Estado”, afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr.

Segundo ela, a secretaria já aplica a ferramenta para o monitoramento da Influenza, mas os módulos também podem ser usados para análises sobre os casos de dengue e febre amarela e ainda para avaliar situações ligadas ao controle de natalidade e mortalidade materno-infantil”, explica a coordenadora.

Além de apresentar as várias funções do programa, o curso prevê a criação de formulários, banco de dados e possibilidades de análises de situação em saúde oferecidas pelo sistema de informação.