Paraná recebe 456 profissionais do Programa Mais Médicos 09/07/2019 - 12:00

mm
A Secretaria da Saúde do Paraná recebe oficialmente, nesta quarta-feira (10), os 456  médicos convocados pelos últimos editais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. O evento de “boas-vindas” será no auditório do Teatro Guairinha, em Curitiba.

A maior parte das vagas abertas no Paraná - 381 - foi ocupada em dezembro do ano passado, e outras 75 foram ocupadas por meio de edital de renovação publicado no mês passado, totalizando os 456 profissionais que participarão do evento amanhã.

O Estado do Paraná ainda tem 30 vagas para uma segunda fase do edital, que terá convocação para o mês de setembro.

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, “o objetivo do evento é acolher os profissionais médicos que assumiram o programa a partir de dezembro de 2018, conforme solicitação do Ministério da Saúde para alinhamento das atividades, orientações sobre condutas clínicas, diretrizes do programa, responsabilidades compartilhadas entre profissionais e gestão dos municípios e processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde”.

Municípios – 310 municípios do Estado aderiram ao Programa Mais Médicos e a coordenação, orientação e execução de atividades é realizada por Comissão Estadual que reúne representantes do Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Paraná, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e Instituição Supervisora do Ministério da Educação. A “Comissão de Coordenação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e Projeto Mais Médicos para o Brasil no Estado do Paraná” foi instituída por resolução da Sesa no ano passado.

Histórico – O Programa Mais Médicos para o Brasil iniciou-se em 2013, regulamentado por Portaria Interministerial. Em 2018, com o encerramento acordo entre Cuba e Brasil, 456 médicos cubanos saíram do programa no Estado do Paraná, sendo que a reposição destas vagas ocorre de forma gradativa, por meio de publicação de editais do MS.  Deste ciclo que se inicia oficialmente amanhã participam médicos brasileiros formados no exterior.

Evento - O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, fará a abertura do evento, às 8h, que terá a participação de representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, além de prefeitos e secretários municipais de saúde.