Paraná tem 1140 casos de Covid-19 e 69 mortes decorrentes da doença 25/04/2020 - 16:10

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou um novo informe epidemiológico com dados atualizados da Covid-19 neste sábado (25). Nas últimas 24 horas, 22 casos novos foram confirmados, 21 deles de residentes no Paraná e um morador de Belém do Pará que foi atendido no estado paranaense. Quatro pessoas morreram em decorrência da Covid-19.
Os 21 casos novos foram confirmados nos municípios:  Curitiba (7), Fazendo Rio Grande (2), Pinhais (1), Foz do Iguaçu (2), Cascavel (1), Santo Antônio do Caiuá (1), Paranavaí (1), Querência do Norte (1), Arapongas (1), Cambé (1), Siqueira Campos (1) e Guaíra (2).
 
Além da confirmação do paciente que residente fora do Paraná, em Belém do Pará, mas recebeu assistência em Curitiba.
 
Os quatro homens que morreram estavam internados e residiam em: Cascavel (70 anos), Guairacá (52 anos) e Londrina (dois óbitos 59 e 70 anos). São 31 municípios com óbitos registrados em decorrência da doença causada pelo Sars-Cov-2.
 
Residentes de outros estados e que tiveram o diagnóstico no Paraná são 15, incluindo o novo paciente de Belém do Pará, confirmado no informe deste sábado. Dois deles foram a óbito.
 
RECUPERADOS: Neste sábado, registramos 661 pacientes recuperados, que já estão liberados do tratamento e do isolamento com segurança. 
 
AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE TESTES: O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), em parceria com a Fiocruz e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), implantou em caráter emergencial a Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19, para a realização de testes pelo método RT-PCR. O primeiro resultado positivo de testes realizados pelo IBMP foi divulgado no dia 14 de abril.  Nestes 11 dias de processamento o Instituto confirmou, no total, 54 pacientes com o vírus Sars-Cov-19.
Com a inclusão do IBMP no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), foi possível ajustar o número de testes realizados pelo Lacen e outros pelo Instituto, por isso a quantidade de exames positivos para Sars-CoV-2 realizados pelo Lacen reduziu em relação a outros dias, ontem sairam  612, hoje  são 588.
 
ERRATA:
Após investigação do CIEVS/DAV/SESA, três casos confirmados em 13/4 que constavam como residentes de Curitiba tiveram os registros transferidos para Fazenda Rio Grande.
 
NOTA INFORMATIVA - A Secretaria de Estado da Saúde informa que o sistema gerenciador de dados apresentou inconsistências relacionadas aos casos em investigação nos informes divulgados nos dias 23 e 24 de abril. O problema ocorreu devido a uma atualização do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e a ferramenta utilizada para a compilação de dados.
Desta forma, a Sesa reitera os esforços para garantir a segurança e confiabilidade dos dados e, por este motivo, e até a reprogramação do sistema que gera este dado, não publicaremos esta informação.

Consulte o informe completo aqui.