Paranavaí será a primeira regional a implantar o PRI 20/12/2019 - 16:10

PRI
Uma reunião entre os municípios que integram a 14° Regional de Saúde - de Paranavaí - e a Secretaria Estadual de Saúde, definiu o início da efetiva regionalização da assistência hospitalar da região nesta quinta-feira (19).

Seguindo o plano de governo Ratinho Junior, a proposta pactuada é otimizar recursos diminuindo os gastos dos municípios e melhorar a saúde para a população. Atualmente 20 hospitais de pequeno porte atendem a região de forma ineficaz. Com a implantação do Plano Regional Integrado (PRI) serão cinco hospitais microrregionais e um regional, a Santa Casa de Paranavaí.

“Trabalhamos o PRI durante o ano todo, e esse é um passo importante para consolidar o projeto e levantar o panorama da saúde no Estado, sendo esta primeira regional que vai efetivar o plano”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, as mudanças trarão economia aos cofres públicos. “Juntando os esforços e os escassos recursos, é possível fazer uma assistência de qualidade resolutiva a um custo muito menor do que vem sendo praticado hoje e que não encontra a cobertura necessária”.

No início do ano serão definidas as microrregiões que farão parte de cada uma das estruturas do projeto piloto. Os municípios de Nova Londrina e Loanda serão os primeiros a receber a implantação.

Participaram da reunião os representantes da Sesa, da Santa Casa de Paranavaí, 14° Regional de Saúde, Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (AMUNPAR), Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/AMUNPAR), secretários Municipais de Saúde da região e o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes.