Promoção da saúde bucal é tema de evento internacional em Curitiba 16/10/2019 - 18:00

NestorWeberJunior
Entre os dias 16 e 18 de outubro acontecem os eventos: Encontro Paranaense de Administradores e Técnicos em Saúde Pública Odontológica (Epatespo) e o XIV Congresso Internacional de Odontologia do Paraná (Ciopar), em Curitiba. A Secretaria de Estado da Saúde é organizadora do encontro e participa do Ciopar com 200 odontólogos.

O Epatespo é um espaço de disseminação do conhecimento, caracterizado como ambiente de importante debate entre os profissionais que atuam na Saúde Publica no Estado do Paraná. Os temas e reflexões que acontecem servem de referência para possibilidades futuras de construção e melhorias de políticas públicas voltadas à promoção da saúde bucal do Estado.

O Ciopar está na 14ª edição e é um congresso que reúne pesquisadores, academicos, apresentação de trabalhos e feira de produtos e indústrias relacionados à odontologia.
O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, que é dentista, participou da abertura dos eventos e falou sobre a importância da ampliação e qualificação de rede de atendimento odontológico no SUS em todo o Paraná. “Estamos aqui como uma parceira das instituições e ampla promotora da saúde pública. E como saúde pública envolve a pessoa por completo, nossa vontade é melhorar de forma substancial a qualidade da saúde bucal dos paranaenses”, reforçou Werner Junior.

O presidente do XIV Ciopar, Celso Russo, explicou que a parceria entre as instituições privadas e o poder público é importante porque possibilita evolução nos serviços prestados para a população em geral. “A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) tem como objetivo a valorização profissional e o aprendizado constante. E em parceria com a Sesa nós conseguimos trazer o profissional da saúde pública para dentro da associação e para as discussões no congresso, no espaço para trocar conhecimento e experiências. É importante que todos possam participar e compreender a evolução tecnológica que está acontecendo.” Russo completou que a ABO e outras instituições de classe são parceiras para pensar, sugerir e melhorar a política pública da saúde bucal. “Nós, como entidade, temos a condição de contribuir com sugestões, com participação mais efetiva da construção de políticas públicas. Essa relação é muito importante para nós, instituição, e também para os profissionais”, frisou o presidente do XIV Ciopar.

PROGRAMAÇÃO – O Encontro Paranaense de Administradores e Técnicos em Saúde Pública Odontológica é realizado entre os dias 16 e 17 de outubro e a programação das apresentações acontecem entre 9h e 17h nos dois dias. Entre os temas apresentados estão Saúde do Idoso e Odontogeriatria, Atendimento à gestante e Cardiologia e Clínica Geral.
Já o XIV Ciopar iniciou nesta quarta-feira (16) e segue até a sexta-feira (18) com palestras, cursos, painéis científicos, exposição de produtos e demonstração de técnicas.
“Trouxemos 200 profissionais da rede de promoção à saúde bucal, servidores da Sesa, para participar dos eventos. Enxergamos nessa oportunidade uma maneira de valorizar e proporcionar mais conhecimento aos nossos dentistas que atuam na ponta, diretamente com a população”, explicou o coordenador de Saúde Bucal, Pedro Henrique Dias.
Para mais informações sobre a programação acesse o site: www.ciopar.com.br

GALERIA DE IMAGENS