Referência no atendimento pediátrico, Hospital Infantil de Campo Largo completa dez anos
12/12/2019 - 19:10

HIWM
O Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), localizado em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba comemorou dez anos na quarta-feira (11). A unidade faz parte das redes próprias de hospitais da Secretaria de Estado da Saúde e é administrada pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas). Referência na região, o hospital atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de média e alta complexidades.

O HIWM está no projeto de regionalização da saúde e vem cada vez mais se consolidando como referência no atendimento pediátrico do Paraná. Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o atendimento de qualidade prestado pelo hospital é resultado do comprometimento de todos os profissionais envolvidos.

“Os benefícios para a sociedade paranaense têm sido imensos ao longo destes dez anos. Nosso objetivo enquanto governo de Estado é prestar o atendimento de qualidade à sociedade paranaense, investindo no cuidado e preservação do bem mais precioso, que é a vida”, disse o secretário.

O diretor-presidente da Funeas, Marcello Augusto Machado, ressaltou os avanços e investimentos que ocorreram neste primeiro ano de gestão. “Quando assumimos a administração do HIWM, passamos por diversos desafios. A taxa de ocupação era baixa e tínhamos somente 30 leitos e salários atrasados. Hoje com o esforço do nosso secretário, conseguimos ampliar para 74 leitos ativos, com a taxa de ocupação de 95%, além de regularizar os salários”.

Ele também comenta sobre as mudanças na equipe, ampliando assim a capacidade de atendimento. “Contratamos 100 novos médicos e 18 profissionais de biomecidina, enfermagem, fonoaudiologia, farmácia e psicologia também passaram a fazer parte do quadro de profissionais atuantes na instituição”.

NÚMEROS – Dos 30 leitos de UTI, dez pediátricos e 20 neonatal. Os leitos divididos para enfermarias clínicas e cirúrgicas são 44, que realizam cerca de 300 internamentos por mês. Desde sua inauguração, já foram atendidas cerca de trinta mil crianças.

O atendimento ambulatorial conta com 17 especialidades, como anestesiologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, dermatologia, dentre outros, e realiza cerca de 1.500 consultas ao mês.

Exames de análises clínicas e patológicas, audiologia e broncoscopia estão entre os doze tipos de exames realizados pelo Centro de Imagem e Diagnóstico do HIWM, que realiza em média 800 exames por mês.

Com uma equipe qualificada e equipamentos modernos, esta unidade possibilita que os pacientes dêem continuidade ao tratamento com diagnósticos precisos e confiáveis.

Diversas especialidades multiprofissionais dão continuidade ao tratamento iniciado no hospital. O serviço de fisioterapia, por exemplo, realiza cerca de 2.300 atendimentos por mês, tanto nas unidades de internamento, como nas salas específicas. No total, são realizados 3.700 atendimentos especializados, em todas as áreas.

A farmácia central e o laboratório, que realiza seis mil exames por mês, atendem a instituição 24 horas, garantindo agilidade para o tratamento dos pacientes.

Voluntariado – O voluntariado também está presente no dia-a-dia do hospital. São diversos grupos que atuam efetivamente nas ações de humanização da instituição, como os grupos Amor Viral, Nariz solidário, Medicando Alegria, Laços de Amor, Anjos de Plantão, e diversas outras pessoas que dedicam o seu tempo e amor pelas crianças, com atividades de recreação e contação de histórias.

Recentemente o voluntário Toto Lopes, fez uma revitalização na UTI pediátrica, através da pintura dos temas da instituição, tornando o local mais agradável tanto para os pacientes como para os funcionários.

O grupo de voluntárias “Laços de Amor”, que produz diversos materiais de artesanato, nas oficinas que acontecem todas as quintas, na instituição, possibilitou entregar kits para as famílias que recebem alta da UTI Neonatal, contendo diversos produtos para o bebê, como fraldas, lenços e outros produtos de higiene.

Os demais grupos fazem visitas periódicas na instituição e trazem alegria, contagiando cada criança e funcionário, tornando o dia melhor.

O diretor-geral do hospital, Adriano Huber Junior, agradeceu aos colaboradores, voluntários e parceiros do HIWM e enalteceu os avanços alcançados. “Esse ano foi de conquistas para o hospital. O governador Ratinho Júnior, por meio do secretário Beto Preto, não mediu esforços para reestruturar e melhorar a unidade. O planejamento para o próximo ano é investir mais de R$ 1 milhão através de emendas parlamentais. Com as metas atingidas esperamos ainda mais crescimento principalmente no atendimento à população”, completou.

INVESTIMENTOS – Por meio da Funeas, o Monastier recebe investimentos mensais de mais de R$ 2,4 milhões, que são utilizados para o custeios da instituição, como a manutenção e equipamentos. Houve a ampliação do atendimento cirúrgico, com o credenciamento de mais de 100 médicos atuando, também, nas áreas ambulatoriais e de terapia intensiva nas unidades Neonatal e Pediátrica.

Cerca de 100 processos licitatórios já estão tramitando para suprir necessidades de outras áreas, como laboratório, patrimônio e farmácia. A Funeas prevê ainda a contratação de mais funcionários para suprir a demanda e garantir um melhor atendimento. Entre novembro e dezembro foram contratados mais 18 profissionais que atuarão em áreas como, biomedicina, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia e psicologia. Outras 23 novas vagas ainda serão preenchidas nos próximos meses.

EVENTO – O evento comemorativo aos dez anos do hospital contou com homenagens aos colaboradores, capelania hospitalar e aos voluntários. O primeiro paciente internado no HIWM, na UTI Neonatal, em 2009, Nicolas Ferreira Santos, hoje com dez anos, estava presente e também foi homenageado.

O ex-paciente Pedro Miguel Leal emocionou a todos cantando uma música autoral e contando um pouco sobre seu período de internamento. “Eu estava desacreditado pela medicina, mas vocês acreditaram em mim. É por isso que estou aqui”, contou.

Uma homenagem póstuma foi feita ao médico pediatra Waldemar Monastier (1910-1986), que foi recebida por seu filho, Gilberto Monastier.

À tarde ainda contou com show do comediante campolarguense Zico Lamour, que brincou com a plateia com suas imitações de personalidades paranaenses e nacionais.

A programação do aniversário do Hospital Infantil acontece também nas tardes desta quinta e sexta-feira, 12 e 13 de dezembro, com apresentações artísticas e culturais, na recepção administrativa para todos os funcionários e pacientes.

HISTÓRIA – O hospital Waldemar Monastier foi inaugurado em 14 de dezembro de 2009 para atender a demanda existente no Estado dentro do projeto de regionalização da saúde pública. Hoje, o HIWM tem se consolidado cada vez mais como referência no atendimento pediátrico no Paraná e no Brasil.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na solenidade o diretor-presidente da Funeas, Marcello Augusto Machado, o diretor-geral do hospital Adriano Huber, Marcello Gilberto Monastier - filho do médico Waldemar Monastier, Jorge Fam Neto, diretor-jurídico da Funeas, Hélder Lazarotto, diretor-administrativo da Funes, Marcello Maurício Rivabem, vice-prefeito de Campo Largo, servidores e voluntários do hospital.

GALERIA DE IMAGENS