SESA promove ações de monitoramento da Tuberculose 15/03/2019 - 18:30

Tuberculose
Representantes das 22 regionais de saúde do Paraná participaram de oficina para tratar de mudanças no sistema de vigilância da Tuberculose. O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, explicou que o novo Sistema de Notificação de Tratamento da Infecção Latente está sendo implantado em todo país com a meta de reduzir a incidência de casos até 2035. “Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e estamos ampliando a busca por pessoas expostas ao bacilo da Tuberculose para que elas não venham adoecer. Vamos envolver todas as equipes da saúde neste trabalho com a meta de chegarmos às famílias paranaenses”, afirmou o secretário.

No ano passado o Paraná registrou aumento no número de casos: em 2017 foram registrados 18,5 casos por 100 mil habitantes e, em 2018, passou para 21,2 por 100 mil habitantes, com 950 notificações de tratamentos de infecção latente no sistema (SIS-TILTB).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia que os números registrados no Paraná ainda são considerados aceitáveis. Segundo o secretário, a meta é reduzir a incidência para que o estado chegue, em 2035, com menos de 10 casos por 100 mil habitantes. “A tuberculose é um problema de saúde pública que só controlaremos com monitoramento e alinhamento de esforços”.

Novo Sistema - A tuberculose é transmitida pelo ar, no espirro ou tosse, e pode matar.
O estado do Paraná é pioneiro em trabalhar com duas abordagens no controle da doença: buscar os sintomáticos respiratórios para diagnosticar, tratar e interromper a cadeia de transmissão, e notificar e tratar a infecção latente para prevenir que pessoas que tiveram contato com o bacilo venham a desenvolver a doença ativa.
Desde 2011 o Paraná tem um sistema próprio de notificação que serviu como modelo para o sistema IL-TB do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde. Com a adoção do novo sistema nacional o Paraná espera aumentar a vigilância e o tratamento destes casos.
O tratamento da tuberculose começa após confirmação bacteriológica, tem duração de 6 meses e os medicamentos estão disponíveis no SUS.

A SESA alerta – pessoas com tosse por mais de 3 semanas ou com indicação do tratamento de infecção latente devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima.

A superintendente de Atenção à Saúde, Maria Goretti David Lopes, falou que o compromisso do Governo Ratinho Junior é implantar o Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose no Paraná. “Vamos começar o trabalho neste ano e desenvolve-lo durante a gestão”, afirmou.