Saúde promove I Encontro de Arquitetura e Engenharia para Vigilância Sanitária 23/10/2019 - 15:00

visa

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, promove o I Encontro de Arquitetura e Engenharia para Vigilância Sanitária nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no auditório da Celepar, em Curitiba.

O evento faz parte de um projeto de iniciado em agosto deste ano e consiste em capacitar os profissionais para as atividades de análise e aprovação de projetos arquitetônicos e para inspeção de qualificação das edificações no contexto da Vigilância Sanitária.

A primeira etapa realizada de forma descentralizada nas macrorregionais buscou a uniformização do processo em todo Estado através de atividades práticas. Nesta segunda etapa, serão realizadas palestras técnicas sobre temas como ar condicionado, sistema IT médico, acessibilidade, prevenção de incêndios, entre outras.  A qualidade do serviço prestado no ambiente de saúde passa também pela qualidade da estrutura onde ele se realiza em alguns casos, como em centros cirúrgicos e outras unidades complexas, refletindo diretamente na segurança do paciente e da equipe.

“Essa capacitação é de extrema importância tendo em vista que a atividade de análise e aprovação de projetos arquitetônicos pela Vigilância Sanitária faz parte do processo de licenciamento sanitário”, disse a coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa, Luciane Otaviano de Lima.

“Isto impacta na abertura e funcionamento de empresas/serviços, bem como na liberação de recursos para execução das obras, refletindo também na economia do Estado”, completou.

PARCEIROS – O evento foi realizado em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA PR), Corpo de Bombeiros do PR, Celepar, White Martins, RDI Bender, Trox Brasil, SEAP, Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, entre outros.