Secretaria da Saúde do Paraná distribui mais doses da vacina da gripe no Estado 24/03/2020 - 14:10

Secretaria da Saúde do Paraná distribui mais doses da vacina da gripe no Estado
A Secretaria da Saúde do Paraná finaliza hoje a distribuição de mais 284 mil doses da vacina da gripe para todos os municípios de todo estado. O envio deste segundo lote de vacinas começou ontem, assim que as doses chegaram do Ministério da Saúde.

Até o momento, o Paraná recebeu, 806 mil doses para a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza; que teve início ontem, dia 23, e segue até 22 de maio. O primeiro lote, com 522 mil doses foi entregue aos municípios antes do início da campanha. A distribuição para as secretarias municipais acontece por meio das 22 Regionais de Saúde do Estado.

Para a campanha deste ano, o MS adotou a estratégia de distribuição em vários lotes durante as 14 semanas da campanha. Nós próximos dias, a Sesa deverá receber, o terceiro envio com mais 213 mil doses, e da mesma forma, distribuirá aos municípios seguindo o critério de quantitativo proporcional à população.

“O Governo do Estado garante que terá doses suficientes ao longo da campanha para a população elencada nos grupos prioritários; a previsão é de 3,8 milhões no total, de acordo com o nosso público-alvo. Neste momento, na primeira fase, os grupos prioritários para receberem a vacina são os idosos, acima de 60 anos, e os trabalhadores da saúde”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

A segunda etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, será a partir de 16 de abril e abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais.

E a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, com a vacinação de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socieoeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A Sesa informa que o esquema de vacinação é organizado pelas secretarias municipais.