Sesa discute plano de ação para imunização em todo Estado 29/03/2019 - 16:40

Vacinas
Técnicos e gestores da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) realizaram um um raio x do Programa de Imunização do Estado durante dois dias em Curitiba.
Cerca de 60 pessoas das 22 Regionais de Saúde, Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) e do CRIE (Centro de Referências Imunobiológicos Especiais) participaram da reunião de capacitação e planejamento das ações de imunização que serão aplicadas em todo Estado durante este ano.
Foram repassadas as orientações do Ministério da Saúde e discutidos temas ligados à prática diária da vacinação como qualidade, conservação, armazenamento e distribuição das doses.

O secretário da Saúde, Beto Preto, explicou que esta ação reforça a meta de regionalização da Saúde do Paraná. “É o objetivo do Governo Ratinho Junior e queremos que este compromisso transforme o dia a dia do paranaense levando saúde de qualidade para perto de todos”, disse o secretário.

Segundo Beto Preto, a troca de informações entre todas as Regionais de Saúde promoverá mais agilidade nas ações de imunização. “Temos aqui servidores com mais de 30 anos de casa e essa experiência profissional é valiosa para nosso planejamento”, ressaltou.

“Esta articulação é fundamental para que o Paraná alcance a meta de imunização da população em todas as vacinas”, afirmou a superintendente de Atenção à Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

PLANEJAMENTO - Também foram debatidas formas de monitoramento da vacinação no estado e de divulgação na comunidade. “Este plano de trabalho, elaborado em conjunto com todas as regionais vai repercutir em breve nas salas de vacinas em todos os municípios”, disse a enfermeira da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da SESA, Vera Rita da Maia.

A representante da 9ª Regional de Saúde, de Foz do Iguaçu, Clarisse Soares, destacou que a vacinação é ponto chave da Atenção Primária: “por isso a ação em parceria é muito importante; temos que desenvolver um bom trabalho de logística para que toda população seja bem assistida”, afirmou.