Sesa mantém parceria com Associação de Parkinson do Paraná 15/04/2019 - 17:50

Parkinson
A Secretaria Estadual da Saúde participou da 1ª Jornada Paranaense de Parkinson, que marcou o Dia Mundial de Parkinson, no dia 11 de abril, em Curitiba. O evento foi promovido pela Associação Paranaense de Portadores de Parkinsonismo e teve o objetivo de compartilhar conhecimento sobre a doença entre profissionais, acadêmicos, pacientes, familiares e cuidadores.

O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no mundo e afeta cerca de 6,3 milhões de pessoas. O distúrbio, típico da terceira idade, atinge aproximadamente 200 mil pessoas no Brasil, estima o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), gerando incapacidade funcional à medida que a doença progride.

A SESA tem parceria com a Associação Paranaense de Parkinsonismo e fornece mensalmente sete tipos de medicamentos para o tratamento de quase mil portadores da doença.
“Reconhecemos o valor do trabalho da sociedade civil; e vamos manter o fornecimento dos remédios e também a distribuição que acontece por meio da Central de Medicamentos do Paraná”, disse a superintendente de Atenção à Saúde, Maria Goretti David Lopes.

ASSOCIAÇÃO – O trabalho da Associação Paranaense tem como objetivo a melhoria na qualidade de vida dos portadores da doença, com atendimento multidisciplinar nas áreas de saúde e assistência social. Nos últimos 12 meses foram mais de 10 mil atendimentos de neurologia, geriatria, fisioterapia, fonoaudiologia nutrição e enfermagem, além de atividades ocupacionais. Todos os portadores atendidos na Associação fazem uso dos medicamentos fornecidos pela SESA.