Sesa promove capacitação para servidores que atuam em programas do Governo Federal 24/09/2019 - 14:38

BOLSA FAMILIA
A secretaria estadual da Saúde promove hoje e amanhã (24 e 25) capacitação sobre gestão dos programas federais Bolsa Família, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e Sistema de Micronutrientes. Participam, presencialmente e por videoconferência, profissionais representando todos os municípios do estado.

“Os sistemas de gestão destes programas foram atualizados recentemente e precisamos que os profissionais estejam capacitados para a importante tarefa de acolher os beneficiários e acompanhar a aplicação nos municípios, fornecendo subsídios para as esferas estadual e federal. O servidor é nossa ponte entre o sistema e o usuário, por isso a importância da capacitação; nosso objetivo é o funcionamento pleno, com informações fidedignas da realidade paranaense”, afirmou o Secretário Beto Preto ao comentar a realização do treinamento.

Na área da Saúde, o programa Bolsa Família, atende crianças menores de 7 anos e mulheres em idade fértil, oferecendo a este público serviços de vacinação, vigilância alimentar e assistência pré-natal. “Estar com acompanhamento clínico e a vacinação em dia são condições para que os beneficiários participem do programa; o auxílio financeiro está vinculado aos compromissos com a Saúde. As contrapartidas também oportunizam aos gestores um olhar ampliado para a condição de saúde da unidade familiar”, explica a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Hoje, o Paraná acompanha 81,32% do público alvo do Bolsa Família na área da saúde, representando uma das melhores coberturas do país. Do total de 718.379 pessoas, cerca de 585 mil estão sendo acompanhadas. Das 165 mil crianças assistidas, por exemplo, 99% estavam com a vacinação atualizada.

Capacitação – A capacitação promovida pela Sesa também abrange atualização da estratégia Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) que é uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e busca identificar a situação alimentar e nutricional da população, com avaliação hábitos e consumo e realização da antropometria (coleta de medidas como peso, altura e índice de massa corporal, entre outras) de indivíduos em todas as fases da vida.

“No Brasil, a média de cobertura de acompanhamento desta estratégia é de 20,7% ; o Paraná consegue hoje 16,1% de cobertura da população. Nosso objetivo é ampliar este índice no estado o que reforça a importância da capacitação referente ao tema”, salienta a chefe da Divisão de saúde da Criança e do Adolescente, Jéssica Dinardi.

O treinamento agrega ainda informações atualizadas sobre sistemas dos programas de Micronutrientes, de Suplementação de Vitamina A, Suplementação de Ferro e Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó.

“Com a capacitação dos servidores que atuam nestes serviços também queremos aumentar o número de beneficiários atendidos. São programas fundamentais que ajudam a prevenir doenças e a reduzir a mortalidade infantil, complementa Jéssica Dinardi.

O treinamento está sendo ministrado pela apoiadora do Ministério da Saúde, Ludimyla Rodrigues.