Sesa promove primeira reunião da Aliança Interinstitucional em Saúde Única 08/11/2019 - 15:00

saudeunica
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou a primeira reunião da Aliança Interinstitucional em Saúde Única nesta quinta-feira (7), no auditório da Sesa em Curitiba.

O objetivo da pasta é promover o início de um acordo para cooperação sobre os temas relacionados com a resistência aos antimicrobianos visando um enfoque de saúde única, por meio da constituição de uma Aliança Interinstitucional em Saúde Única no Paraná.

A aliança se concretiza por meio de um fórum de discussão e encaminhamentos de assuntos relacionados à resistência antimicrobiana, que necessitem de ações integradas e articuladas com reuniões periódicas entre os membros participantes indicados pelas entidades.

Participaram na ocasião, representantes da Sesa responsáveis pelas Vigilâncias Sanitárias, Laboratório Central do Estado (Lacen), Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

CARTA DE INTENÇÕES - A carta foi assinada no dia 9 de outubro durante a abertura do "I Simpósio Internacional de Saúde Única e III Simpósio Paranaense de Saúde Ú­nica". O Estado do Paraná é pioneiro em constituir formalmente, um grupo de trabalho entre instituições públicas e privadas para cooperação mútua sobre temas relacionados com resistência aos antimicrobianos, visando um enfoque em Saúde Única- One Health. Esta abordagem representa uma visão integrada e indissociável entre saúde humana, animal e ambiental.