Treinamento para profissionais que atuam em UTIs da Covid-19 segue em várias cidades do Estado 08/05/2020 - 15:00

Hoje (08) foi o segundo dia do treinamento para os profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva destinadas ao tratamento da Covid-19, na região de Campo Mourão. A atividade começou ontem, com a participação de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital Santa Casa de Campo Mourão; hoje participam, os profissionais do SISNOR - Sistema Integrado de Saúde do Norte do Paraná. Ao todo, 22 especialistas recebem as informações sobre o atendimento ao paciente internado com a Covid 19, em ala de UTI, em Campo Mourão.

O curso acontece por meio de parceria entre a Secretaria da Saúde do Paraná e Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Paraná (Crefito) e do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR).

“É uma oportunidade para que o profissional aprimore as técnicas e tire suas dúvidas; a infecção pelo novo coronavírus é uma situação, como o próprio nome já diz, nova para todos, mesmo para nós médicos e profissionais da área. Por isso sentimos a necessidade de ofertar a oportunidade de um treinamento específico para os intensivistas , que estão diretamente envolvidos com o atendimento de casos mais graves da doença”, informou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Os profissionais que atuam no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, já receberam o treinamento no último final de semana e, nos próximos dias, o conteúdo será apresentado nos municípios de Santo Antônio da Platina e Francisco Beltrão.

Treinamento – A programação prevê conteúdo teórico e prático. “Trata-se de um treinamento multidisciplinar direcionado a quem está trabalhando exclusivamente com pacientes com Covid-19 internados em UTI; na programação estão temas que fazem parte do dia a dia de uma UTI que trata da infecção, como manejo de via aérea, sedação rápida,  manejo hemodinâmico com volume e droga vaso ativa, ventilação mecânica e do uso correto de equipamentos de proteção individual”, explica o presidente da Sotipa, o médico intensivista Rafael Deucher.

“A capacitação propicia que o profissional treine diante de vários cenários da Covid-19, nosso objetivo é promover as melhores práticas e garantir a qualidade da assistência para a população”, ressaltou a coordenadora de Organização da Rede em Cuidados da Saúde da Sesa, Carmen Moura.

Participação - O médico Denis Aranha, da UTI da Santa Casa de Campo Mourão, participou da atividade e disse que o momento é fundamental para sedimentação do conhecimento. “ São protocolos que são do nosso dia a dia mas, sempre é importante reforçarmos as informações para um a atuação segura equipe multiprofissional da UTI. A atividade veio para somar e a gente espera poder contribuir mais para tratar e salvar mais pessoas”, afirmou o médico.

O enfermeiro Kesller Koetzler , que participa do curso como facilitador pelo Coren, disse que a ação é relevante para o profissional. “É um privilégio participar de uma atividade como esta, que ressalta a importância de estarmos atualizados na profissão, o treinamento nos provoca a “sairmos da zona de conforto” e nos revigora como profissionais. Desejamos que a pandemia passe logo e que fique a lembrança de uma fase difícil que passou e da qual fizemos parte com profissionalismo, segurança e dedicação”, disse o enfermeiro.

 

GALERIA DE IMAGENS