União da Vitória vai receber mais de R$ 12 milhões para ampliar serviços de regionalização de saúde 21/11/2019 - 18:50

visita uniao da vitoria
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em União da Vitória nesta quinta-feira (21). O município vai receber mais de R$ 12 milhões em investimentos, que vão beneficiar a região sul do Estado. Acompanhado do líder do Governo, deputado Hussein Bakri, a agenda iniciou pelo Hospital Regional São Camilo. A unidade vai receber R$ 1,242 milhão em equipamentos. Em seguida, visitou o hospital Materno Infantil (APMI) para uma conversa com a diretoria e o corpo clínico. A previsão é de que o hospital receba também 1,065 milhão em equipamentos, sendo R$ 400 mil para procedimentos cirúrgicos de catarata e R $ 665 mil nas demais áreas.

"Estamos atendendo com estes recursos a ideia da regionalização. Esta é a determinação do governador Ratinho Júnior. Visitamos estes hospitais para conhecermos a estrutura e dialogamos com os hospitais. Queremos que as pessoas sejam atendidas perto de casa", afirmou.

Os investimentos fazem parte do pacote de novas liberações de recursos para os hospitais e que vai acontecer em dezembro. "Os valores e aportes financeiros são importantes. Mas temos que lembrar que temos que ampliar serviços, porque dinheiro novo tem que ser traduzido em serviço novo de saúde, com muito respeito às pessoas", enfatizou Beto Preto.

SENSIBILIDADE - Na opinião do líder do Governo, o conhecimento técnico aliado à visão humanista da gestão da Secretaria de Estado da Saúde tem refletido em ações efetivas a favor dos paranaenses. "O secretário conhece a realidade dos municípios, porque também já foi prefeito. Aliado a isso, tem sensibilidade e conhecimento técnico porque é médico. E o governo tem a diretriz na saúde de olhar pelo interior e isso está acontecendo", ressaltou Bakri.

CONSÓRCIO - O secretário ainda visitou o terreno que está sendo repassado pela prefeitura de União da Vitória para o Estado e que vai abrigar o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), cujo investimento previsto será de R$ 8 milhões e vai ofertar mais de 30 especialidade médicas.

"É uma área nobre na cidade e estamos doando a Estado para que a gente amplie o atendimento de saúde, não apenas do nosso município, mas que estará a disposição da região. Fizemos uma tratativa com a Sesa e chegamos num bom termo. Temos que agradecer o governo e o secretário Beto Preto pelo empenho. Agora é dar início aos trâmites para que a obra comece o mais rápido possível, disse o prefeito Santin Roveda.

Beto Preto ainda conheceu as instalações do Hemocentro de União da Vitória, que também já recebeu importantes investimentos do governo nos últimos meses. A unidade será contemplada com novos recursos nos próximos meses, chegando a R$ 2 milhões.