Vacinação contra a gripe está aberta para toda a população 03/06/2019 - 13:00

balanço
A vacinação contra a gripe segue a partir de hoje (03) aberta a toda população. A Secretaria da Saúde do Paraná tem aproximadamente 1 milhão de doses disponíveis em todas as Unidades de Saúde nos 399 municípios do estado.

Do dia 10 de abril, quando foi aberta, até a última sexta-feira, dia 31 de maio, a campanha foi direcionada aos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde. Segundo os números preliminares do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, o Paraná atingiu até agora 82% de cobertura vacinal.

Entre o público-alvo, os funcionários do sistema prisional, os professores, os povos indígenas, os idosos e as puérperas atingiram cobertura vacinal acima do que é preconizado pelo MS, de 90%.

Os demais grupos, formados as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade e policiais civis e militares, ainda não chegaram ao índice estabelecido.

O Paraná registra este ano 133 casos confirmados de gripe, com 37 mortes.

Prevenção - “Nossa orientação é para todos compareçam aos postos para a imunização contra a Influenza, pois a vacina é a forma mais eficaz de proteção”, informa a enfermeira Vera Rita Maia, da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde do Paraná.

“Além da vacina, é importante adotar outras medidas de prevenção, como a higienização das mãos, manter os ambientes ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal. Ao tossir ou espirrar é preciso cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou com a dobra do cotovelo”, aconselha.

Os sintomas da gripe são inflamação na garganta, febre, calafrios, tosse, dores no corpo e fadiga.