Comitê de Ética em Pesquisa

A CEPSH-SESA/HT tem por finalidade assistir e orientar pesquisadores (alunos, funcionários e docentes) da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, das coparticipantes, bem como das IES vinculadas, na adequação dos projetos de pesquisa desenvolvidos com seres humanos nas unidades da SESA nos seus complexos aspectos éticos e legais, de acordo com a Resolução n.º 466 de 12 dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde. A CEPSH é plural, constituída por diversos representantes da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Sem conteúdo

Conep

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). Ela foi criada pela Resolução do CNS 196/96 como uma instância colegiada, de natureza consultiva, educativa e formuladora de diretrizes e estratégias no âmbito do Conselho.

Além disso, é independente de influências corporativas e institucionais. Uma das suas características é a composição multi e transdiciplinar, contando com um representante dos usuários.

A Conep tem como principal atribuição o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. Como missão, elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa e coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisadas instituições.

Cabe a Conep avaliar e acompanhar os protocolos de pesquisa em áreas temáticas especiais como: genética e reprodução humana; novos equipamentos; dispositivos para a saúde; novos procedimentos; população indígena; projetos ligados à biossegurança e como participação estrangeira.

A Conep também se constitui em instância de recursos para qualquer das áreas envolvidas.

Membros CEPSH - Sesa/HT

Relação dos membros do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. (CEPSH-SesaA/HT)

• Adonis Nasr

CEP: 81050-000 - Curitiba/PR
Bloco Centro de Estudos Pesquisa e Desenvolvimento Humano

Horário de atendimento:

Instruções de encaminhamento de protocolo de pesquisa

Cadastro on-line para submissão de pesquisas na Plataforma Brasil
Para o Pesquisador, são necessários os seguintes documentos:

• Cópia digitalizada de um documento de identidade com foto recente (em formato JPEG ou PDF)
  • Endereço eletrônico do currículo lattes – LINK
  • Cópia do currículo vitae (em formato doc, docx, odt ou pdf), ou currículo gerado no sistema Lattes

O pesquisador pode se vincular a todas as instituições de pesquisa em que atua

Para a Pesquisa, os seguintes passos devem ser seguidos:

• Quem inicia o cadastro é o pesquisador principal (orientador, professor, graduado), aluno de graduação não pode ser pesquisador principal
  • O pesquisador principal pode delegar autorização a um membro da equipe para continuar o cadastro no sistema (neste caso poderá ser o aluno de graduação)
  • Todos os membros da equipe devem ser incluídos na pesquisa

Protocolo de pesquisa

• Folha de rosto contendo: Título do projeto, nome, número da carteira de identidade, CPF, telefone e endereço para correspondência do pesquisador e do patrocinador, nome e assinatura dos dirigentes da Instituição/Organização.
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido: Anexar o arquivo em formato Word na Plataforma Brasil separadamente do projeto. A fim de ser compreendido pelos participantes, o TCLE deve apresentar linguagem de fácil entendimento, evitando termos técnicos e expressões complexas. A dispensa do mesmo necessitará de justificativa descrevendo os motivos para a solicitação de dispensa do termo.)
  • Formulários afins: Poderão ser requeridos mediante solicitação do CEPSH
  • Roteiro para elaboração dos documentos: Anexo I
  • Roteiro para elaboração de projeto (sugestão): Anexo II

* Declaração de Concordância (exclusivamente instituição coparticipante): obter assinatura do responsável direto pela liberação das informações dos serviços envolvidos (anexar o arquivo em formato Word a fim de ser compreendido pelos participantes).