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Ouvidoria

A Ouvidoria Estadual de Saúde - SUS constitui-se num espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema Único de Saúde, relativos aos serviços prestados.  Na Ouvidoria recebemos denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios.


Como registrar sua manifestação:
Antes de registrar uma manifestação na Ouvidoria de Saúde do SUS - SESA, procure o órgão e/ou instituição envolvida com a resolução de seu problema ou questionamento, podendo ser a Unidade Básica de Saúde, Laboratório ou Clínica, Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde. Desta forma, você terá mais agilidade na solução do seu problema.

Entretanto, se você tentou e não obteve sucesso, primeiramente entre em contato com a Ouvidoria de Saúde do seu município de residência, ou ligue para 0800 644 44 14. Este número de telefone identificará o município de origem de sua ligação e direcionará para a Ouvidoria Regional de Saúde a que o município pertence.

Antes de registrar sua demanda, confira as perguntas mais frequentes recebidas pela Ouvidoria e suas respectivas respostas.

Na Ouvidoria do Estado do Paraná, você cadastra sua solicitação através do Sistema Integrado para Gestão da Ouvidoria Geral do Estado. Após o registro, será enviada por e-mail uma confirmação do recebimento da manifestação, juntamente com uma senha e login para acompanhar o andamento do seu processo.

Caso a confirmação nao chegue no seu e-mail, solicitamos que verifique a lixeira eletrônica (spam).

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Para atendimento presencial, o horário de funcionamento da Ouvidoria Estadual do SUS e Ouvidorias Regionais é das 08h – 12h e das 14h – 18h.
Rua Piquiri, 170 – Rebouças – Curitiba – Paraná.


Ouvidora Estadual do SUS/PR
Oliva Pacheco Vasconcellos

Equipe


Antônio Avimar de Lima
Cleusa Maria Pereira de Oliveira
Yohhan Garcia de Souza

Ouvidorias Regionais de Saúde

Resoluções

Resolução - 113/2011 - (Definir os principais objetivos da Ouvidoria Estadual do SUS)

Resolução - 114/2011 (Indicar a servidora OLIVA DE FÁTIMA PACHECO VASCONCELLOS como Ouvidora Estadual do SUS – SESA/PR)

Resolução - 290/2011 (Designar servidores para responderem pelas Ouvidorias Regionais da Secretaria de Estado da Saúde)


Resolução - 372/2012 - Alterar o Artigo 7º da Resolução SESA nº 113/2011, de 22 de maio de 2011

Resolução - 443/2013 - Cria ouvidorias do SUS nas unidades próprias do Estado do Paraná e consórcios intermunicipais de saúde

Deliberação CIB 042 - Critérios mínimos para implantação de Ouvidoria Municipal do SUS no Estado do Paraná


Resolução 618/2014 - Alterar o Art. 1º da Resolução SESA nº 290/2011, de 21 outubro de 2011.

Resolução 625/2014 - Designar os servidores para responderem pelas Ouvidorias das Unidades Próprias do Estado do Paraná.


Apresentações

Saúde e Cidadania

Processo do Trabalho

Recurso do ParticipaSUS - Política Nacional de Gestão Participativa para o SUS

Ouvidoria Hospitalar

Implantação das Ouvidorias Hospitalares e do Consórcios Intermunicipais de Saúde

Acolhimento e Encaminhamento das manifestações - Redes da Ouvidoria - SESAU_Roraima

Apresentação do Relatório da Operação Verão 2013_2014

Encaminhamento das Denúncias Anônimas e Proteção ao Denunciante


Experiência da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava


Experiência da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco


Experiência do Hospital Regional da Lapa São Sebastião

Experiência do Hospital Zona Sul de Londrina

Os Desafios para a Constituição de Redes de Ouvidorias e a Experiência do Fórum Cearense de Ouvidorias de SUS - FOCOS


Processo de Trabalho da Ouvidoria de Saúde

Documentos e Relatórios


Manual do Ouvidor

Relatório Gerencial 2011
Relatório Gerencial 2012
Relatório de Pesquisa da Operação Verão - 2012/2013
Agenda Positiva da Ouvidoria - 2013
Relatório Gerencial - 1°quadrimestre 2013
Relatório Gerencial - 2°quadrimestre 2013
Relatório Gerencial - 3ª Quadrimestre 2013
Relatório Gerencial - Ano 2013
Relatório da Operação Verão - 2013/2014
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