Ouvidoria

A Ouvidoria Estadual de Saúde - SUS constitui-se num espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema Único de Saúde, relativos aos serviços prestados.  Na Ouvidoria recebemos denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios.


Como registrar sua manifestação:
Antes de registrar uma manifestação na Ouvidoria de Saúde do SUS - SESA, procure o órgão e/ou instituição envolvida com a resolução de seu problema ou questionamento, podendo ser a Unidade Básica de Saúde, Laboratório ou Clínica, Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde. Desta forma, você terá mais agilidade na solução do seu problema.

Entretanto, se você tentou e não obteve sucesso, primeiramente entre em contato com a Ouvidoria de Saúde do seu município de residência, ou ligue para 0800 644 44 14. Este número de telefone identificará o município de origem de sua ligação e direcionará para a Ouvidoria Regional de Saúde a que o município pertence.

Antes de registrar sua demanda, confira as perguntas mais frequentes recebidas pela Ouvidoria e suas respectivas respostas.

Na Ouvidoria do Estado do Paraná, você cadastra sua solicitação através do Sistema Integrado para Gestão da Ouvidoria Geral do Estado. Após o registro, será enviada por e-mail uma confirmação do recebimento da manifestação, juntamente com uma senha e login para acompanhar o andamento do seu processo.

Caso a confirmação nao chegue no seu e-mail, solicitamos que verifique a lixeira eletrônica (spam).

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Para atendimento presencial, o horário de funcionamento da Ouvidoria Estadual do SUS e Ouvidorias Regionais é das 08h – 12h e das 14h – 18h.
Rua Piquiri, 170 – Rebouças – Curitiba – Paraná.


Ouvidora Estadual do SUS/PR
Oliva Pacheco Vasconcellos

Equipe


Antônio Avimar de Lima
Cleusa Maria Pereira de Oliveira
Yohhan Garcia de Souza

Ouvidorias Regionais de Saúde
Ouvidorias das Regionais de Saúde 

RESOLUÇÕES
Resolução - 113/2011 - (Definir os principais objetivos da Ouvidoria Estadual do SUS)
Resolução - 114/2011 (Indicar a servidora OLIVA DE FÁTIMA PACHECO VASCONCELLOS como Ouvidora Estadual do SUS–SESA/PR)
Resolução - 290/2011 (Designar servidores para responderem pelas Ouvidorias Regionais da Secretaria de Estado da Saúde)
Resolução - 372/2012 - Alterar o Artigo 7º da Resolução SESA nº 113/2011, de 22 de maio de 2011
Resolução - 443/2013 - Cria ouvidorias do SUS nas unidades próprias do Estado do Paraná e consórcios intermunicipais de saúde
Resolução 618/2014 - Alterar o Art. 1º da Resolução SESA nº 290/2011, de 21 outubro de 2011.
Resolução 625/2014 - Designar os servidores para responderem pelas Ouvidorias das Unidades Próprias do Estado do Paraná.
Deliberação CIB 042 - Critérios mínimos para implantação de Ouvidoria Municipal do SUS no Estado do Paraná
Recomendação do Conselho Estadual do Paraná - 02/2013
Resolução - 416/2016 - Altera o prazo para Ouvidorias Hospitalares e Consórcios Intermunicipais de Saúde
Resolução - 417/2016 - Altera o prazo para a SESA e Ouvidorias Regionais

APRESENTAÇÕES
Apresentação para evento Macrorregional
Apresentação - Diagnóstico Situacional da Macrorregional Oeste - Foz do Iguaçu - 25/06/2015
Apresentação - Elaboração de Relatórios - Foz do Iguaçu - 25/06/2015
Apresentação - Ouvidoria de Saúde como instrumento de gestão e seu processo de trabalho - Macrorregional Oeste - Foz do Iguaçu - 25/06/2015
Apresentação - Relatório da Operação Verão 2013 - 2014

Experiência da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava
Experiência da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco
Experiência do Hospital Regional da Lapa São Sebastião
Experiência do Hospital Zona Sul de Londrina

Reunião em Curitiba - 18/04/2017
Saúde e Cidadania
Processo do Trabalho
Recurso do ParticipaSUS - Política Nacional de Gestão Participativa para o SUS

Ouvidoria Hospitalar
Implantação das Ouvidorias Hospitalares e do Consórcios Intermunicipais de Saúde
Acolhimento e Encaminhamento das manifestações - Redes da Ouvidoria - SESAU_Roraima
Encaminhamento das Denúncias Anônimas e Proteção ao Denunciante

Os Desafios para a Constituição de Redes de Ouvidorias e a Experiência do Fórum Cearense de Ouvidorias de SUS - FOCOS
Processo de Trabalho da Ouvidoria de Saúde
Ouvidoria de Saúde como Instrumento de Gestão e Seu Processo de Trabalho - Macrorregional Noroeste
Reunião Macrorregional Noroeste para Capacitação de Ouvidores de Saúde

Avanços Alcançados pela Ouvidoria do SUS em Araucária - Macrorregional Leste
Ouvidoria de Saúde como Instrumento de Gestão e seu Processo de Trabalho - Macrorregional Leste
Diagnóstico Situacional da Macrorregional Leste - Curitiba
Histórico da Ouvidoria do Hospital Regional da Lapa São Sebastião - Macrorregional Leste

DOCUMENTOS E RELATÓRIOS

Manual do Ouvidor
Relatório Gerencial 2011
Relatório Gerencial 2012
Relatório de Pesquisa da Operação Verão - 2012/2013

Agenda Positiva da Ouvidoria - 2013
Relatório Gerencial - 1°quadrimestre 2013
Relatório Gerencial - 2°quadrimestre 2013
Relatório Gerencial - 3ª Quadrimestre 2013

Relatório Gerencial - Ano 2013
Relatório da Operação Verão - 2013/2014
Relatório Gerencial - 1º quadrimestre 2014
Relatório Gerencial - 2º quadrimestre 2014

Relatório Gerencial - 3º quadrimestre 2014
Relatório Gerencial - ano 2014
Relatório Gerencial - 1º quadrimestre 2015
Relatório Gerencial - 2º quadrimestre 2015

Relatório Gerencial - 3º quadrimestre 2015
Relatório Gerencial - ano 2015
Relatório Gerencial - 1º quadrimestre 2016
Relatório Gerencial - 2º quadrimestre 2016

Relatório Gerencial - 3º quadrimestre 2016

Relatório da Operação Verão - 2014/2015
Relatório da Operação Verão - 2015/2016
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