Ouvidoria

Ouvidoria Geral de Saúde – SUS/PR é um Instrumento de Gestão e Cidadania. É um mecanismo institucional de participação social onde o usuário do SUS participa da gestão através da ouvidoria. A ouvidoria é um instrumento da gestão para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. Na Ouvidoria recebemos denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios.

Como registrar sua manifestação:
Antes de registrar uma manifestação na Ouvidoria de Saúde do SUS - SESA, procure o órgão e/ou instituição envolvida com a resolução de seu problema ou questionamento, podendo ser a Unidade Básica de Saúde, Laboratório ou Clínica, Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde. Desta forma, você terá mais agilidade na solução do seu problema.

Entretanto, se você tentou e não obteve sucesso, primeiramente entre em contato com a Ouvidoria de Saúde do seu município de residência, ou ligue para 0800 644 44 14. Este número de telefone identificará o município de origem de sua ligação e direcionará para a Ouvidoria Regional de Saúde a que o município pertence.

Antes de registrar sua demanda, confira as perguntas mais frequentes recebidas pela Ouvidoria e suas respectivas respostas.


Na Ouvidoria do Estado do Paraná, você cadastra sua solicitação através do Sistema Integrado para Gestão da Ouvidoria Geral do Estado- SIGO. Após o registro, será enviada por e-mail uma confirmação do recebimento da manifestação, juntamente com uma senha e login para acompanhar o andamento do seu processo.
Caso a confirmação não chegue no seu e-mail, solicitamos que verifique a lixeira eletrônica (spam).

Participe da gestão apontando as dificuldades encontradas, sugerindo melhorias e sinalizando os bons serviços!


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Para atendimento presencial, o horário de funcionamento da Ouvidoria Estadual do SUS e Ouvidorias Regionais é das 08h – 12h e das 14h – 18h.
Rua Piquiri, 170 – Rebouças – Curitiba – Paraná.


Ouvidora Estadual do SUS/PR
Oliva Pacheco Vasconcellos

Equipe


Antônio Avimar de Lima
Cleusa Maria Pereira de Oliveira
Leticia Rani Pedrozo Dohms
Yohhan Garcia de Souza


RESOLUÇÕES
Resolução - 113/2011 - (Definir os principais objetivos da Ouvidoria Estadual do SUS)
Resolução - 114/2011 (Indicar a servidora OLIVA DE FÁTIMA PACHECO VASCONCELLOS como Ouvidora Estadual do SUS–SESA/PR)
Resolução - 290/2011 (Designar servidores para responderem pelas Ouvidorias Regionais da Secretaria de Estado da Saúde)
Resolução - 372/2012 - Alterar o Artigo 7º da Resolução SESA nº 113/2011, de 22 de maio de 2011
Resolução - 443/2013 - Cria ouvidorias do SUS nas unidades próprias do Estado do Paraná e consórcios intermunicipais de saúde
Resolução 618/2014 - Alterar o Art. 1º da Resolução SESA nº 290/2011, de 21 outubro de 2011.
Resolução 625/2014 - Designar os servidores para responderem pelas Ouvidorias das Unidades Próprias do Estado do Paraná.
Deliberação CIB 042 - Critérios mínimos para implantação de Ouvidoria Municipal do SUS no Estado do Paraná
Recomendação do Conselho Estadual do Paraná - 02/2013
Resolução - 416/2016 - Altera o prazo para Ouvidorias Hospitalares e Consórcios Intermunicipais de Saúde
Resolução - 417/2016 - Altera o prazo para a SESA e Ouvidorias Regionais

APRESENTAÇÕES

Saúde e Cidadania
Processo do Trabalho
Ouvidoria Hospitalar
Implantação das Ouvidorias Hospitalares e do Consórcios Intermunicipais de Saúde

A Ouvidoria como Instrumento de Gestão
A Ouvidoria e os Instrumentos de Gestão
Matriz da Ouvidoria PES 2016/2019

RELATÓRIOS
Relatório Gerencial

Relatório Gerencial 2011
Relatório Gerencial 2012
Relatório Gerencial 2013
Relatório Gerencial 2014
Relatório Gerencial 2015
Relatório Gerencial 2016

Relatório Operação Verão
Relatório de Pesquisa da Operação Verão - 2012/2013
Relatório da Operação Verão - 2013/2014
Relatório da Operação Verão - 2014/2015
Relatório da Operação Verão - 2015/2016

DOCUMENTOS

Manual do Ouvidor
Diagnóstico de Implantação das Ouvidorias SUS

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