Governador anuncia R$ 4,7 milhões para nova maternidade e em Guaratuba 30/04/2024 - 15:16

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (30) a liberação de  R$ 4.803.708,99 para serviços complementares de finalização da Maternidade Municipal de Guaratuba.

Desse montante, R$ 4.707.820,72 são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e R$ 95.888,27 da prefeitura.

“Essa liberação é justamente para atender o crescimento da cidade de Guaratuba. Não só a cidade, mas todo o entorno, que também vai ser beneficiado. Lembrando que Guaratuba já tem uma população considerável e mais o público que vem para cá no verão aproveitar as férias, que é muito grande. Então precisamos de uma estrutura de saúde que acompanhe tudo isso”, destacou o governador.

O convênio entre a Sesa e o município foi assinado em 2020. Inicialmente o montante era de R$ 1.473.563,06. Agora, com os aditivos, o objetivo é acelerar a realização da obra para que a estrutura seja finalizada no próximo ano.

A área a ser construída é de 1.765,89 metros quadrados. O novo espaço terá enfermarias, ambulatório, centro obstétrico com sala de cirurgia, sala de parto normal, sala de pré-parto, sala de recuperação pós anestésica e sala do recém-nascido, setores de nutrição e dietética, cozinha, refeitório e administração. Na área que será ampliada, serão quatro leitos para pacientes do pré-parto, parto e pós-parto, quatro leitos de alojamento conjunto, dois leitos de enfermaria, uma sala de parto, uma sala de curetagem e dois leitos de recuperação pós-anestésica.

“Guaratuba cresceu muito nos últimos 20 anos. Merece mais serviços de saúde. Por isso agora estamos fortalecendo uma área tão especial na saúde, que é a atenção materno-infantil, ao parto, à gestação, ao acompanhamento da gestante. Tudo será feita agora nessa nova estrutura da maternidade. Investimos aqui junto com a prefeitura em um belo equipamento público”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O hospital, localizado ao lado da futura maternidade, possui atualmente 30 leitos divididos entre maternidade, clínica médica masculina e feminina e pediatria. A unidade oferece serviços de urgência/emergência 24 horas, ambulatório e internamentos. O maior fluxo do hospital é justamente o da maternidade, que com a ampliação terá uma ala exclusiva. Dados de 2022 mostram que nasceram em Guaratuba naquele ano 513 crianças. Dessas, 78% (402 crianças) nasceram no Hospital Municipal.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, disse que a maternidade funcionando em um prédio próprio vai desafogar o sistema se saúde do município. “Além de dar mais eficiência no atendimento na maternidade, com um prédio próprio, vamos transformar a Santa Casa, que é onde nasce boa parte das nossas crianças hoje, em uma nova unidade básica de saúde, permitindo mais agilidade no atendimento da população”, explicou.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia os secretários de Estado do Planejamento, Guto Silva; e da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; os deputados estaduais Nelson Justus, Alexandre Curi e Adriano José; o secretário de Estado interino das Cidades, Valdomiro Hrysay; o diretor do Instituto Água e Terra (IAT), Everson Souza; o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti; e a superintendente do Paranacidade, Camila Scucato.

Governador anuncia R$ 4,7 milhões para nova maternidade e em Guaratuba
    O governador Carlos Massa Ratinho Junior anuncia nesta terça-feira (30) a liberação de R$ 4,7 milhões para obras complementares de finalização do Hospital Maternidade de Guaratuba e um investimento de R$ 6,3 milhões para pavimentação de diversas ruas na cidade. Foto: Geraldo Bubniak/AEN