Beto Preto agradece o apoio dos secretários municipais de saúde no enfrentamento da Covid-19 25/08/2020 - 13:58

Em nome do governador Ratinho Junior, o Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, agradeceu hoje (25), o apoio de todos os municípios nos mais de cinco meses de enfrentamento da Covid-19.

O pronunciamento aconteceu durante a quarta reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB), com presença do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná ( Cosems), Carlos Andrade, e transmitida pela internet. Cerca de 200 participantes, entre secretários municipais de Saúde, representantes das 22 Regionais de Saúde do Estado, diretores e coordenadores de áreas da Sesa acompanharam o evento.

“Cada notificação feita, cada paranaense atendido e diagnosticado pela assistência, cada exame realizado; tudo passa pelo município. Então, o agradecimento pelo trabalho realizado em cada cidade e pelo apoio às ações do Governo do Estado neste momento de pandemia. Nenhuma ação de combate seria possível se não houvesse uma conjugação de esforços entre municípios e estado”, afirmou o secretário Beto Preto.

Na reunião também foi anunciado que a Sesa fará ainda nesta semana prestação de contas ao Cosems e Cresems (Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde) sobre valores recebidos e repassados para enfrentamento da Covid-19, além de levantamento sobre as EPIs em estoque no estado.

“Com muito respeito recebemos o agradecimento do governo do estado”, disse o presidente do Cosems, Carlos Andrade. “Sabemos que hoje temos na Secretaria da Saúde do Paraná uma gestão municipalista e isso nos respalda para várias tomadas de decisão”, disse.

Planejamento – O secretário Beto Preto disse que a Sesa já prepara a implementação e a continuidade de vários programas para o período pós pandemia. “Temos a percepção de que a pandemia vai arrefecer, mas não vai passar a curto prazo; por isso temos que nos planejar com novas ações para a saúde, seguindo todas as medidas de controle e cuidados necessários”.

Dentro das ações mencionadas pelo secretário estão o Programa de Atenção à Saúde do Idoso e de Saúde Mental. “Queremos retomar estes programas com mais força ainda, destacando que são áreas muito afetadas na pandemia; os idosos como grupo de risco para a infecção pelo coronavírus e, a saúde mental, como chave dos desafios que a nova doença nos trouxe, com mudanças de hábitos e comportamento que influenciarão também no nosso futuro”, Beto Preto.

Outro ponto salientado pelo secretário é o de implementação de atendimento dos consórcios intermunicipais, como meta para a regionalização dos serviços de saúde.

Habilitação – Durante a reunião da CIB, o secretário Beto Preto informou que o Ministério da Saúde recredenciou leitos para o estado do Paraná, atendendo pedido da Sesa “Hoje temos 691 leitos recredenciados e habilitados para Covid-19”.

“Devemos destacar que, até agora, mesmo diante de todas as dificuldades de combate à Covid, não faltou leito hospitalar no estado; nossa rede está estrategicamente instalada em todas as regiões, com mais de 1.150 UTIs adulto e infantil e 1.630 de enfermaria”, complementou Beto Preto.

Presenças – Participaram da reunião da CIB o diretor-geral da Secretaria da Saúde do Paraná, Nestor Werner Júnior; o chefe de gabinete da Sesa Geraldo Gentil Biesek; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes; o diretor de Gestão em Saúde, Vinícius Filipack; diretores de Regionais de Saúde, coordenadores de área da Sesa e representantes do Cosems e Cresems.