Beto Preto debate o importante papel da Enfermagem para o SUS 19/08/2020 - 20:02

O secretário de Saúde, Beto Preto, participou nesta quarta-feira (19) de uma reunião online com a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren), Simone Peruzzo, para discutir a o espaço da Enfermagem no Sistema Único de Saúde.

Durante mais de uma hora os dois debateram assuntos envolvendo questões do enfrentamento à pandemia pela Covid-19 e o cenário de atuação dos profissionais na linha de frente.

Beto Preto afirmou que a saúde é ocupada majoritariamente por profissionais da enfermagem, com mais de 108 mil trabalhadores na área, e que isso é o que dá sustentação ao SUS. “Nós entendemos o papel de cada profissional da saúde na composição do SUS e o da área de enfermagem é essencial para que possamos dar a atenção necessária aos pacientes”.

O desafio superado pelos profissionais também foi ponto de destaque do encontro. “Acompanhamos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que o Coren representa durante a pandemia pelo novo coronavírus. Pensamos o tempo inteiro em como criar condições melhores e que possibilitem ambientes mais dignos para todos os profissionais da saúde”.

A presidente do Coren no Paraná disse que a Sesa é exemplo de gestão do SUS. “Não tem como negar a organização da saúde no Estado do Paraná. A história do Sistema Único de Saúde no Paraná se mostrou muito organizada e fundamentada. E nós percebemos nesta pandemia, o sofrimento de muitos estados, que não tinha este sistema consolidado e que acabaram agonizando.”

De acordo com Simone Peruzzo, o planejamento realizado pela Sesa em investimentos para infraestrutura foi apropriado. “Totalmente acertada a decisão do Estado em não abrir hospital de campanha e ampliar a parceria com hospitais privados e próprios, até para proteger o paciente”.

Segundo o secretário, a formação dos profissionais com temáticas voltadas para a enfermagem obstétrica também será incrementada, lembrando igualmente que a Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde é comandada pela enfermeira Maria Goretti David Lopes, que já ocupou cargo de chefia no Coren, e que conta hoje com apoio nas coordenações de áreas técnicas na Sesa por enfermeiras.