Dia Internacional do Idoso é marcado por ações da Sesa como resultado de projeto-piloto 30/09/2019 - 17:30

Dia do Idoso
A Secretaria da Saúde do Paraná participa nesta terça-feira (1º), da programação comemorativa do Dia Internacional do Idoso, promovida pela Celepar e secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, das 13h às 17h. Durante o evento, serão distribuídos materiais educativos e de orientação produzidos pela Sesa e direcionados à saúde do idoso.

O evento terá ainda palestra sobre a prevenção do Alzheimer, workshop sobre o uso do aparelho celular e atrações artísticas também fazem parte da programação.

O secretário Beto Preto ressaltou a importância de direcionar a atenção para a política pública voltada ao idos. “Segundo projeção do IBGE, o Paraná tem hoje 1,7 milhão de idosos, que representam 15% da população do Estado. O Governo Ratinho Junior dá atenção especial a este público por meio de um grande projeto de atendimento humanizado e interdisciplinar; uma ação inovadora que transformará a rede de cuidado ao idoso”, afirmou.

O projeto destacado pelo secretário é o Planifica SUS, Planificação da Atenção à Saúde, uma proposta de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde, que acontece em várias regiões do país, e que o Paraná optou por tratar da temática relacionada ao Idoso, como linha de cuidado prioritário.

O Planifica SUS envolve a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Conselho Nacional de Secretários da Saúde, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde e Ministério da Saúde.

“Estamos desenvolvendo o projeto-piloto do Planifica Sus no município de Irati, com apoio da 4ª. Regional de Saúde e da gestão municipal. A meta é promover a saúde integral do idoso, organizando os serviços e capacitando os profissionais. Vamos envolver todos os profissionais que atuam na área numa ampla rede de mobilização. É uma proposta inovadora centrada na prevenção, identificação precoce de doenças e manejo das fragilidades das condições de saúde apresentadas pelos idosos paranaenses”, disse o secretário.

O projeto será ampliado, posteriormente, para todas as regiões do estado.

Projeto – O PanificaSUS já realizou dois workshops no Paraná para a organização dos serviços oferecidos pela rede de saúde. Nos dias 25 e 26 de novembro está prevista a primeira grande capacitação em Saúde do Idoso com participação de profissionais das mais diversas áreas . “A partir deste evento, teremos profissionais capacitados para atendimento individualizado considerando as particularidades do idoso e, ao mesmo tempo, estamos já estamos organizando os serviços na atenção primária e especializada”, complementou a Chefe da Divisão da Saúde do Idoso da Sesa, a especialista em geriatria, Adriane Miró.