Hospital de Cornélio Procópio inaugura dez leitos de UTI para atendimento exclusivo da Covid-19 16/06/2020 - 17:52

O Governo do Estado abriu mais dez novos leitos de UTI adulto e dez de enfermaria em Cornélio Procópio, na Região Norte, nesta terça-feira (16). O Hospital Casa de Saúde Dr. João Lima (Cegen) agora integra a estratégia de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com a Covid-19.

O município, que faz parte da 18ª Regional de Saúde e da Macrorregião Norte, ainda não tinha leitos exclusivos destinados ao tratamento da pandemia.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância do fortalecimento da regionalização da estrutura hospitalar, por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

“A abertura destes novos leitos faz parte do pacote de ações do Governo do Estado em ampliar o atendimento médico em todo o Paraná neste momento, principalmente para atendimento a casos relacionados ao coronavírus. É sem dúvida um grande reforço para a região Norte”, disse Beto Preto.

A Macrorregião Norte soma agora 163 leitos de UTI adulto e 243 de enfermaria. As taxas de ocupação a estrutura nesta terça-feira (16) são de 36% e 28%, respectivamente.

“Embora a ocupação dos leitos na região não seja alarmante, as medidas servem para prevenir a lotação e garantir um melhor e mais rápido atendimento a população, dentro da estratégia de fortalecimento da rede”, acrescentou o secretário.

ATENDIMENTOS EXCLUSIVOS – Desde o início da implantação de leitos exclusivos para atendimento da Covid-19, em 4 de abril, o Estado já habilitou 660 leitos de UTI adulto, além de 1.126 de enfermaria.

“A estratégia do Estado em disponibilizar leitos exclusivos para atendimento a casos de coronavírus tem por objetivo diminuir a contaminação nos serviços de saúde, separando estes pacientes dos demais e garantindo atendimento aos casos que demandem internação. A ampliação dos leitos é contínua e gradativa de acordo com a demanda”, ressaltou Beto Preto.