Secretaria da Saúde repassa recursos para municípios 16/07/2019 - 17:10

repasse

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, assinou nesta segunda-feira (15), dois repasses de recursos do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde do Estado, e a ampliação do serviço “Farmácia do Paraná – Entrega em casa“, como parte integrante do Programa Farmácia do Paraná.

O repasse é realizado na modalidade fundo a fundo, que transfere os recursos de forma automática, beneficiando as instituições públicas e/ou filantrópicas.

“Nosso compromisso é levar o acesso à saúde de forma ampla e perto das pessoas, conforme a determinação do nosso governador Ratinho Junior, numa proposta de regionalização do serviço. E assim estamos trabalhando, liberando recursos e serviços para o atendimento de saúde”, afirmou Beto Preto.

Através das resoluções da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) assinadas pelo secretário, houve a liberação de R$5,3 milhões de reais destinados ao Incentivo Financeiro Estadual de Custeio ao Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do Sistema Único de Saúde (SUS) Paraná – HOSPSUS Fase I, para a competência deste mês. Ao todo 24 estabelecimentos de saúde, de 9 municípios, receberam recursos para financiar as ações e serviços de saúde prestados ao Estado, referente a urgência e emergência e ao programa Mãe Paranaense.

Também foi autorizado o repasse de mais de 127 mil reais a ser destinado ao Incentivo de Custeio para a Estratégia de Qualificação do Parto, para a competência de Abril deste ano. 12 estabelecimentos serão beneficiados com verbas que variam de um mil, a mais de trinta e nove mil reais cada.

AMPLIAÇÃO ­– O serviço “Farmácia do Paraná – Entrega em casa” será ampliado aos usuários residentes no município sede da 2ª Regional de Saúde, eliminando o critério idade, além de aumentar o elenco de medicamentos do serviço, contabilizando a disponibilização de 30 remédios.