Abril Verde: Saúde lança campanha de prevenção de acidentes e doenças no trabalho 22/04/2019 - 17:10

ABRIL_VERDE
O Paraná tem hoje 123 mil trabalhadores atuando na área da construção civil, segundo do Sindicato da Indústria da Construção Civil – SINDUSCON. E de acordo com dados do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e do INSS, as ocupações em canteiros de obras registram os maiores índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

De acordo com dados do SUS/SINAN-NET (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), entre os anos e 2006 a 2019, a ocupação “pedreiro” é a principal em termos de acidentes de trabalho com 3.576 registros.

Por isso a Secretaria Estadual da Saúde definiu que neste ano a Campanha Abril Verde - de prevenção de acidentes e doenças do trabalho - fará alerta e sensibilização aos profissionais e empresários que atuam no segmento da construção civil. A campanha foi aberta hoje (22) e segue até 26 de abril.

“A saúde do trabalhador tem atenção do Governo Ratinho Junior e estamos integrando ações entre as Superintendências de Atenção à Saúde e Vigilância em Saúde com envolvimento de todos os municípios”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que é medico especialista em Medicina do Trabalho.

Evento - A abertura do Abril Verde foi no auditório da SESA, com debate sobre o tema “O adoecimento na construção civil e o papel da rede de atenção”, transmitido por videoconferência para todas as Regionais de Saúde do Paraná.

“A construção civil paranaense é um ramo de grande importância econômica e se destaca como provedora de empregos, mas também é responsável por um número significativo de acidentes graves e fatais”, explica o diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST), Elizeu de Oliveira Freitas.

O evento teve palestra ministrada pelo médico especialista da saúde coletiva e medicina preventiva, Zuher Handar, que já foi secretário de Saúde e Segurança no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego e ex-presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. “Precisamos fortalecer a saúde do trabalhador no SUS e o Paraná está no caminho certo quando busca a integração com os municípios”, destacou o médico.

A superintendente da Atenção à Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou que a ampliação de horário de atendimento em unidades da rede está entre as ações programadas pela SESA. “Nossos usuários são os trabalhadores e discutiremos com os gestores municipais sobre horários diferenciados nas unidades básicas de saúde”.

Também participaram do lançamento da campanha Abril Verde: o presidente do SINDUSCON-PR, Sérgio Crema; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcelo Guimarães; o representante da FUNDACENTRO-PR Adir de Souza; o representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Curitiba, Fernando Andrade, e servidores da SESA.

ABRIL_VERDE
MAIS AÇÕES NO PARANÁ

Desde 2017 o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST) desenvolve ações junto ao Comitê Diretor de Incentivo à Formalidade no Setor da Construção, órgão ligado a sindicatos da construção, para a capacitação de trabalhadores. “Realizamos 18 oficinas sobre prevenção de acidentes e segurança para mais de 400 profissionais que atuam na inspeção de canteiros de obras e atingimos 18 Regionais de Saúde do Paraná. Até o mês que vem promoveremos treinamento em mais 4 Regionais – Paranavaí, Pato Branco, Toledo e Cascavel”, informou o diretor do CEST, Elizeu de Oliveira Freitas.