Beto Preto abre o “Dia D” da vacinação da gripe 04/05/2019 - 17:50

D
O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, fez neste sábado pela manhã, na sede da 16ª regional de Saúde, em Apucarana, a abertura estadual do “Dia D” da Vacinação contra a gripe. Crianças e idosos foram imunizados pelo próprio secretário, que fez um apelo a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado, no sentido de promoverem uma busca ativa do público alvo até o dia 31 de maio.

Conforme frisou Beto Preto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem expectativa de que todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde façam uma busca ativa de crianças, idosos, gestantes e puérperas além de outras faixas do público-alvo desta campanha de prevenção da gripe. “Não podemos deixar ninguém de fora, o inverno está chegando e prevenir é um ato de amor”, assinalou Beto Preto, alertando que em algumas circunstâncias os vírus circulantes podem ocasionar quadros graves em pessoas não imunizadas. 

A meta da Sesa, com apoio dos municípios, é garantir a imunização dos grupos prioritários – crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, idosos, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. A Secretaria da Saúde do Paraná fez a distribuição das doses e os municípios usarão neste sábado diferentes estratégias para atingir o público-alvo. Até agora o Paraná vacinou 1.276.832 pessoas, representando 38,09% do público-alvo. 

“A expectativa é que o Dia D aumente esta porcentagem com o máximo de pessoas vacinadas. Entre os grupos prioritários, registram maior procura pela imunização: os idosos, com 68,44% do público já vacinado; os indígenas, com 66,9%, e as puérperas, com 65%. “A vacina é segura e promove a imunização contra os vírus mais comuns em circulação no momento”, explica Beto Preto, acrescentando que “a vacina não desencadeia a gripe, ela é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela gripe”. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio. 

Participaram do ato os prefeitos de Apucarana, Junior da Femac; Arapongas, Sérgio Onofre; Cambira, Emerson Toledo; Califórnia, Paulo Wilson Mendes; kaloré, Washington Luiz da Silva; Rio Bom, Ene Gonçalves; Bom Sucesso, Raimundo Almeida Junior; e de Borrazópolis, Adilson Luchetti. Também prestigiaram o evento o chefe da 16ª RS, Altimar Carletto, e a diretora geral do Hospital da Providência, Irmã Geovana Ramos.