Beto Preto apresenta ações da saúde para mais de cinco mil pessoas no Governo 5.0 31/10/2019 - 14:20

5.0
As ações e estratégias da gestão de saúde no Paraná foram apresentadas para mais de cinco mil pessoas nesta quinta-feira (31) durante o evento Governo 5.0, em Foz do Iguaçu, e que reúne os prefeitos dos 399 municípios.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou especialmente a política de regionalização determinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior para gestores, deputados estaduais e federais, representantes do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas e de outros órgãos públicos.

"Inovar em saúde é também diminuir distâncias para o atendimento e serviços à população. Por isso, temos trabalhado fortemente nesta perspectiva de levar a saúde cada vez mais perto da casa das pessoas, conforme a missão dada pelo governador Ratinho Júnior".

Além do enfoque na regionalização, o fortalecimento da relação com os municípios por meio dos consórcios de saúde também foi outra diretriz mostrada aos gestores.
"Vamos dobrar a estratégia de investimentos para o ano que vem, colocando R$ 60 milhões na política de consórcios municipais de saúde. Queremos está parceria ainda mais efetiva com os municípios", afirmou Beto Preto.

Ele ainda destacou investimentos em novos ambulatórios de especialidades, o apoio aos hospitais filantrópicos, a ampliação de serviços pelos hospitais próprios e universitários e a abertura dos Hospitais Regionais de Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã, além da garantia financeira para a continuidade da obra do Hospital da Criança de Maringá, que neste ano chega a R$ 25 milhões.
"Vamos colocar para funcionar todas estas estruturas. Não teremos e não queremos obras paradas. Temos hospital fechado há nove anos, leitos que não foram abertos. Vamos abrir a porta da saúde. Isso é ter respeito pelas pessoas, não podemos mais colocar o paciente para viajar 700 quilômetros quando ele deve ser atendido perto da sua família", completou.
A ampliação e a renovação da frota de ambulâncias e a compra de 1.500 carros para atender a a Atenção Primária em Saúde e a Estratégia da Saúde da Família para os municípios também foram anunciadas.

Já para as políticas públicas de cuidado, o secretário destacou ainda o projeto voltado para a temática do envelhecimento. "Estamos reforçando as nossas linhas de atenção, que integram a saúde mental, saúde bucal, da pessoa com deficiência, de vigilância, dentre outras. Mas principalmente aquela voltada para o idoso, porque a nossa população está envelhecendo e logo estes paranaenses serão em maior número do que jovens".