Beto Preto apresenta o panorama do Estado no enfrentamento do coronavírus na Assembleia Legislativa 24/03/2020 - 21:00

Alep
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, atendeu o convite dos deputados estaduais e compareceu à Assembleia Legislativa nesta terça-feira (24).

Ele apresentou um panorama das iniciativas do Governo para o enfrentamento do coronavírus. O Paraná foi um dos primeiros estados a formular um plano de ação e contingenciamento e adotou medidas antes mesmo da confirmação do primeiro caso.

Os parlamentares fizeram diversos questionamentos, que também foram respondidos acerca da situação da saúde no Paraná. “Agradeço a oportunidade de comparecer ao Poder Legislativo e falar com os nossos deputados, mostrando aquilo que estamos fazendo neste momento crítico, mas que estamos enfrentando com muita determinação”, afirmou Beto Preto.

A estrutura de retaguarda para possíveis casos mais graves e que demandem hospitais também foi enfatizada pelo secretário. “Temos uma estrutura robusta, com hospitais que podem atender com tranquilidade a nossa população em casos mais graves. Além disso, e sendo necessário, vamos ampliar a oferta de forma escalonada”.

A previsão é de que novos leitos atendam as mais diversas regiões, de forma escalonada, podendo partir da contratação de 200 até 600 leitos. “Existe esta capacidade e mobilidade para leitos temporários. No entanto, reforço que estamos com uma retaguarda que atende a nossa eventual necessidade, pois são quase 1.900 leitos no Estado. Se for necessários, vamos ampliar a estrutura”, disse o secretário.

Segundo ele, novos equipamentos estão sendo adquiridos, especialmente luvas, máscaras, e que vão atender a necessidade de profissionais de saúde. A projeção do Ministério da Saúde é de que o Paraná tenha 10 mil casos.

“Cerca de 90% dos casos serão leves e não vão precisar de um atendimento mais complexo do ponto de vista de saúde pública. Muitos também sequer vão manifestar sintomas. E nesta parcela que vai precisar de atendimento, a maioria terá um atendimento ambulatorial”.

O Líder do Governo, deputado Hussein Bakri, ressaltou a importância da participação do secretário no Legislativo. “A vinda de um secretário de Estado à Casa é sempre uma demonstração de respeito ao Parlamento. E o Beto Preto pode apresentar aos deputados o que estamos passando e como o Estado está agindo nesta situação do coronavírus, mostrando que está preparado e com uma série de medidas”, destacou.

FOTO: Dálie Felberg/Alep