Beto Preto defende em Brasília que modelo do Paraná pode pautar a política nacional de consórcios de saúde 28/08/2019 - 19:50

Beto Preto em Brasilia
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em reunião no Ministério da Saúde nesta quarta-feira (28), acompanhado pelo coordenador da Bancada do Paraná em Brasília, deputado federal Toninho Wandscheer, e pela deputada federal Leandre Dal Ponte, apresentando algumas demandas do Estado e reafirmou que o modelo de funcionamento dos consórcios no Paraná pode servir de laboratório para a implementação de uma política nacional de gestão em saúde.

A comitiva foi recebida pelo chefe de gabinete Alex Machado Campos e pela assessora parlamentar Cristiane Leal, do Ministério da Saúde. Na pauta, foram abordados ainda a importância do registro de produção dos consórcios pelo Ministério da Saúde, que hoje são financiadas em 80% pelos municípios, o direcionamento de emendas de custeio de forma direta, sem vinculação com os tetos financeiros das prefeituras, além da liberação de recursos.

“Foi uma boa conversa aqui em Brasília. Pudemos alinhar alguns assuntos importantes e de interesse do Estado, colocar algumas situações, como a possibilidade de maior recursos das emendas federais para a saúde, a ampliação do modelo de consórcio. Somos referência para o país, num modelo que tem dado resultado há 20 anos. Acredito que podemos avançar com esta experiência para as demais regiões do Brasil”, disse Beto Preto.

Ele destacou ainda a importância da participação dos deputados federais no encontro, principalmente pelo posicionamento em defesa dos consórcios. “Numa ação em conjunto com, com os deputados federais, hoje especialmente com a deputada Leandre e o deputado Toninho, que tem trabalhado de forma alinhada com a política de união pelo Paraná do nosso governador Ratinho, trouxemos esta ideia mais uma vez para o Ministério da Saúde”.

Referência – Já no próximo mês, uma nova reunião com o Ministério da Saúde deve acontecer para aprofundar a discussão. Segundo o coordenador da Bancada Federal do Paraná, o encontro foi muito positivo. “O Paraná pode construir muito ainda em relação aos consórcios. Queremos ampliar o direcionamento de recursos também, porque precisamos melhorar o investimento na média complexidade. O Ministério tem o interesse em ampliar e levar o modelo que adotamos. O secretário Beto Preto fez uma defesa desta estrutura de referência, porque é um conhecedor da saúde e da gestão em saúde”.

Para a deputada Leandre, que lembrou do apontamento feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, de que o Paraná é uma referência no gerenciamento dos consórcios, o momento é extremamente favorável para a ampliação do modelo. “Eu que estou nesta luta há tempos, entendo que em passos pequenos, avançamos muito. O ministério solicitou que os consórcios apresentem uma série histórica de produção. Isso representa muito. E o secretário Beto Preto, que também já foi prefeito e presidente de consórcio, traz a experiência prática desta realidade para o Ministério. Isso ajuda muito”.