Beto Preto ressalta importância do PRI para prefeitos da Metropolitana de Curitiba 11/09/2019 - 18:30

Beto Preto e prefeitos
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reuniu nesta quarta-feira (11) prefeitos, secretários Municipais de Saúde e representantes do COMESP (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná), ACISPAR (Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná), ASSOMEC (Associação dos Municípios do Paraná) e Cresems (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde) para definir e discutir ações na Região Metropolitana de Curitiba.

Ele enfatizou a importância do Planejamento Regional Integrado (PRI) para os municípios, que congregam 15% da população do Estado. “Este é o momento de construção do plano operativo para o que vem pela frente. Essa discussão, esse diálogo entre secretarias municipais, prefeituras e Estado, é muito importante para essa construção”.

Beti Pavin, prefeita de Colombo e presidente do COMESP, disse que tanto os objetivos como as dificuldades para os municípios e Estado são os mesmos. “Todos sabemos quais são as necessidades da Região Metropolitana, e vemos que o governo está disposto a resolver gradativamente alguns pontos para baixar os índices negativos da saúde pública no Paraná”.

Daniela Cavalcante, diretora do COMESP, afirmou que a reunião pode ser caracterizada como um marco para a Região Metropolitana. “São 28 municípios que tiveram abertura democrática hoje aqui, todos os assuntos que foram direcionados tiveram um encaminhamento com algumas possibilidades imediatas e outras possibilidades no planejamento do estado para os próximos anos”.

O diretor da 2ª Regional Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha, enfatizou a importância desta abertura aos municípios para um melhor entendimento do que precisa ampliar no atendimento à população. “Esse tipo de reunião é extremamente importante para demonstrar a nova característica do governo do estado do Paraná, que é um governo que está aberto a ouvir as necessidades dos municípios para a tomada de decisões que são importantes.”

Beto Preto destacou ainda a necessidade de um trabalho em conjunto com os municípios, olhando de forma descentralizada as ações de saúde. “Nós vamos conseguir atender melhor os paranaenses que moram na Metropolitana e para isso acontecer precisamos dessa parceria, esse não é um mandato construído por uma ou duas pessoas, esse é um mandato construído pelas mãos de todos os paranaenses, por isso me sinto contemplado e feliz por participar e partilhar das propostas de solução para ações que vamos ter nos próximos dias”.