Capital e região metropolitana concentram 90% dos casos de sarampo no Paraná 19/12/2019 - 18:40

sarampo_
Sesa confirma mais 54 casos de sarampo na última semana, totalizando 648 registrados em 38 municípios. Há ainda 1057 pacientes em investigação em 97 cidades paranaenses.

Após mais de 20 anos sem registro de casos de sarampo, o Paraná voltou a ter cidades com surto ativo no início de agosto. Em 134 dias desde o primeiro caso, o total de registros atingiu 648 pacientes que tiveram a confirmação da doença via exames laboratoriais.

“Além da preocupação, ficamos extremamente tristes por imaginar que pessoas ficam doentes por falta de alguma vacina. Temos as vacinas disponíveis de forma gratuita nas unidades básicas de saúde, só é preciso ir lá”, ressaltou o secretário de Saúde, Beto Preto.

De um modo geral, todas as pessoas são suscetíveis ao vírus do sarampo. Por isso é importante que a vacinação seja realizada. O esquema vacinal do Ministério da Saúde recomenda que a população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose.

O Ministério da Saúde disponibilizou também a vacinação para os bebês de seis a onze meses, que é a chamada “Dose Zero”. O calendário nacional de vacinação indica que aos 12 meses de vida a criança deverá receber a primeira dose da tríplice viral e a segunda dose deverá ocorrer aos 15 meses de vida com a vacina tetraviral, que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora.
Confira outras informações do calendário acessando o link do calendário de vacinação:

BOLETIM – A Sesa informa que são 648 pessoas que tiveram casos confirmados de sarampo no Estado. 54 somente na última semana. Destes, 588 (90% dos casos) são na área da 2ª Regional de Saúde. Sendo 407 em Curitiba (62%). Em todo o Estado, 38 municípios paranaenses estão em surto ativo e 97 com casos em investigação.
Em relação à faixa de idade, os dados apontam que 53% dos pacientes têm idade entre 20 e 29 anos e 70% do total (450 pacientes) têm idade acima de 20 anos.

O boletim completo pode ser acessado por este link:. http://xoops.celepar.parana/migracao/sesa_saude/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3473

MUNICÍPIOS – O Ministério da Saúde classifica como situação de “surto ativo” todo município em que tenha confirmação de pelo menos um caso. Dessa forma, 38 cidades paranaenses estão em surto por causa do sarampo. Confira as quantidades de ocorrências desde agosto deste ano:
Curitiba e outros 19 municípios da Região Metropolitana, que integram a 2ª Regional de Saúde, somam 588 pacientes com sarampo:
Curitiba: 407
Almirante Tamandaré: 17
Araucária: 7
Balsa Nova: 2
Campina Grande do Sul: 5
Campo do Tenente: 3
Campo Largo: 16
Campo Magro: 4
Colombo: 46
Fazenda Rio Grande: 6
Itaperuçu: 1
Lapa: 2
Mandirituba: 1
Pinhais: 24
Piraquara: 14
Quatro Barras: 2
Quitandinha: 1
Rio Branco do Sul: 7
Rio Negro: 1
São José dos Pinhais: 22

No litoral do Estado, que integra a 1ª Regional de Saúde, há registros em 2 municípios:
Antonina: 1
Matinhos: 1

No interior há casos:
3ª Regional de Saúde:
Castro: 2
Ponta Grossa: 1

4ª Regional de Saúde:
Irati: 6
Mallet: 3

6ª Regional de Saúde – União da Vitória:
Cruz Machado: 2
General Carneiro: 1
Paula Freitas: 3
São Mateus do Sul: 1
União da Vitória: 13

15ª Regional de Saúde - Maringá:
Maringá: 3

17ª Regional de Saúde – Londrina:
Londrina: 8
Rolândia: 1

19ª Regional de Saúde – Jacarezinho:
Carlópolis: 6
Jacarezinho: 6

20ª Regional de Saúde – Toledo:
Marechal Cândido Rondon: 1
Toledo: 1

Apenas duas regionais, 11ª RS Campo Mourão e 18ª RS Cornélio Procópio, não têm casos notificados de sarampo, ou seja, não existem pacientes em investigação nem confirmações.