Casos de Sarampo no Paraná ultrapassam mil pessoas contagiadas desde agosto de 2019 17/04/2020 - 15:10

Sarampo_arte
A Secretaria de Estado de Saúde divulgou mais um boletim sobre o sarampo, o Paraná tem 1002 casos acumulados da doença, desde agosto quando começou o monitoramento. São mais 58 casos confirmados, 15 deles foram confirmados a partir de 2 de abril, desde a emissão do informe anterior. Outros 43 foram confirmados nos últimos dias, mas são casos que estavam em investigação há mais tempo.

“Sabemos da dificuldade da nossa situação atual, das preocupações e outras doenças que nos alarmam. Mas o sarampo é altamente contagioso e uma doença que pode se tornar grave. Mas mais do que isso, é uma doença que pode ser evitada. Vacine-se e vamos juntos eliminar novamente essa patologia do nosso cotidiano”, diz o secretário de Saúde, Beto Preto.

As doses de vacina estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, que são reguladas pelos municípios. “Por isso, cada cidadão deve verificar na sua cidade o melhor dia e local para se deslocar até a unidade mais próxima”, afirma Beto Preto.

VACINAÇÃO - As pessoas entre seis meses de vida e 59 anos devem ser vacinadas. As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias recebem a dose zero. A população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 59 anos, uma dose.
Mais informações sobre o calendário de vacinação podem ser acessadas pelo link:

INVESTIGAÇÃO - Entre as informações disponíveis no Informe Epidemiológico é de 1881 casos em investigação. Esse número indica que há casos notificados e que ainda estão em análise. Como algumas das amostras de meses anteriores recebidas pelo Laboratório Central do Paraná não puderam ser testadas da forma mais comum para identificar o sarampo, que é IgM, que detecta o anticorpo, elas passaram a ser analisadas por outro método, o RT-PCR. Este é o mesmo método, mesmo tipo de exame, que identifica o novo coronavírus e busca pelo vírus que transmite a doença.
Por isso, em mais alguns meses os casos que estão em investigação serão processados e mais casos podem aparecer como confirmados mesmo que as pessoas já estejam curadas do sarampo.

PERFIL – A maior parte dos casos confirmados de sarampo, 538 casos, são de pessoas entre 20 e 29 anos. Outros 246 confirmados têm idade entre 10 e 19 anos, 47 casos têm idade entre 0 e nove anos de idade. Na faixa etária de 30 a 39 anos, foram registrados 116 casos. E entre 40 e 59 anos são 55 confirmações.

MUNICÍPÍOS – No Paraná 46 municípios têm registro de casos confirmados de sarampo. A maior parte dos casos de sarampo estão localizados em Curitiba e na Região Metropolitana, são 909 na 2ª Regional de Saúde e 602 somente em Curitiba.

No litoral do Estado, que integra a 1ª Regional de Saúde (RS Paranaguá), há 12 registros em 4 municípios:
Antonina: 1
Guaratuba: 2
Matinhos: 1
Paranaguá: 8

A 2ª Regional de Saúde (RS Metropolitana), somam 909 pacientes com sarampo, o que representa 90,75% do total.
Curitiba: 602
Rio Negro: 1
São José dos Pinhais: 35

No interior há casos:
3ª Regional de Saúde (RS Ponta Grossa), são 4 casos em 2 municípios:
Castro: 2
Ponta Grossa: 2

4ª Regional de Saúde (RS Irati), confirmados 9 casos em 2 cidades:
Irati: 6
Mallet: 3

6ª Regional de Saúde (RS União da Vitória), tem 28 registros em 5 municípios:
Cruz Machado: 3
General Carneiro: 1
Paula Freitas: 5
São Mateus do Sul: 1
União da Vitória: 18

8ª Regional de Saúde (RS Francisco Beltrão), foi confirmado 2 casos em 2 municípios:
Eneas Marques: 1
Francisco Beltrão: 1

11ª Regional de Saúde (RS Campo Mourão), foi confirmado 1 caso em 1 município:
Campo Mourão: 1

15ª Regional de Saúde (RS Maringá), foram confirmados 7 casos em 2 municípios:
Maringá: 3
Sarandi: 4

16ª Regional de Saúde (RS Apucarana): foi confirmado 1 caso em 1 município:
Jandaia do Sul: 1

17ª Regional de Saúde (RS Londrina), há 10 confirmações em 2 cidades:
Londrina: 9
Rolândia: 1

19ª Regional de Saúde (RS Jacarezinho), são 14 casos em 2 municípios:
Carlópolis: 6
Jacarezinho: 8

20ª Regional de Saúde (RS Toledo), tem 5 casos confirmados em 3 cidades:
Marechal Cândido Rondon: 1
Santa Helena: 1
Toledo: 3

5ª, 7ª, 9ª, 10ª, 12ª, 13ª, 14ª, 18ª, 21ª e 22ª regionais de Saúde têm casos em investigação.